Compressa fria ajuda a aliviar dor de cabeça?
A compressa fria pode ajudar a aliviar a dor de cabeça tensional. Esse efeito pode ocorrer devido a diferentes mecanismos. O frio causa vasoconstrição e, com isso, há uma redução do fluxo sanguíneo, o que pode levar à diminuição da inflamação.
Além disso, a compressa fria causa uma sensação de “dormência” na pele, o que pode reduzir a percepção de dor. Por fim, como a cefaleia tensional pode ser exacerbada por tensão muscular, outro efeito da compressa fria é auxiliar no relaxamento da musculatura, contribuindo para redução desses gatilhos de dor.
Quais as causas da cefaleia tensional?
A cefaleia tensional é o tipo mais comum de dor de cabeça. Até o momento, as causas exatas para o aparecimento desse tipo de dor de cabeça ainda não são bem definidas.
Contudo, existem diversos fatores que podem contribuir para o aparecimento ou piora desse quadro, a saber: tensão muscular, estresse, posturas inadequadas, insônia, desidratação, fome e fadiga.
Condições como ansiedade e depressão também favorecem o surgimento dessas dores. Além disso, calor intenso, ambientes com muito barulho ou muita iluminação também podem desencadear crises de dores.
O que fazer para evitar a dor de cabeça tensional?
Para prevenir dores de cabeça tensionais, é fundamental adotar estratégias de manejo e controle do estresse, praticar atividades físicas regularmente, manter uma postura adequada e garantir um sono de qualidade. Técnicas de relaxamento, como alongamentos, exercícios de respiração e pausas regulares no trabalho, também são recomendadas para evitar a tensão muscular que contribui para esse tipo de dor.
Dr. Felipe Mendes, neurocirurgião e membro da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia. Instagram: @drfelipemendesneuro