A diabetes pode causar ou piorar problemas dentais e gengivais?
Acredito que você já ouviu falar em diabetes, uma doença caracterizada pelo aumento da glicose (açúcar) no sangue e que afeta muita gente. O cirurgião-dentista precisa estar sempre atento para identificar e promover saúde oral nas pessoas que apresentam essa doença e com suas repercussões orais, pois elas tem alto risco de desenvolver problemas bucais como gengivite e periodontite, podendo evoluir comprometendo a saúde geral, pois essas doenças podem alterar o nível glicêmico (nível de açúcar no sangue), provocando problemas de cicatrização e outras alterações que aumentam a probabilidade de processos infecciosos.
Então, para prevenir essas doenças orais o cirurgião-dentista precisa instituir um protocolo de promoção de saúde oral individualizado, adotando uma técnica de higiene oral eficaz, porém, suave. Existem escovas dentais diferenciadas que atendem essas necessidades, com cerdas de Curen, como a escova dental 5460, com cabeça pequena e que o paciente adapta à curvatura do arco dental a fim de alcançar os dentes posteriores quando apresentam limitação da abertura de boca, promovendo assim uma desorganização da placa bacteriana de uma forma muito eficiente.
A higiene dos espaços entre os dentes deve priorizar a utilização de escovas interdentais do tipo Prime e com a utilização ensinada e treinada pelo cirurgião-dentista para uma limpeza eficiente. Para uma complementação da desorganização do biofilme na margem gengival, podemos indicar a escova Unitufo 1009 para uma completa e efetiva higienização oral.
Portanto, todos nós necessitamos estar envolvidos com a promoção de saúde oral a fim de termos a melhor qualidade de vida possível.
Para evitar a progressão e agressividade das doenças gengivais, os diabéticos devem redobrar os cuidados com a higiene oral utilizando de cremes dentais enzimáticos como o Enzycal que tem baixa abrasividade e sem o componente químico lauril sulfato de sódio. As visitas preventivas ao cirurgião-dentista devem ser frequentes para o controle da saúde bucal.
Dr. Mario Sergio Giorgi, cirurgião Dentista