Dói para colocar aparelho fixo nos dentes?
O procedimento de colocação do aparelho fixo nos dentes é feito após uma série de cuidados e protocolos. Em geral, o primeiro passo é uma consulta odontológica, em que realiza-se uma avaliação da arcada dentária, o levantamento do histórico do paciente, assim como verifica-se também se há algum problema bucal que precise ser tratado antes. Estes tratamentos bucais, como tratamento de cáries, cirurgia de canal, acúmulo de tártaro, entre outros, são feitos antes da colocação do aparelho.
O dentista também irá solicitar a pasta ortodôntica, com exame radiográfico, exames de imagem, fotografias e modelo da arcada dentária. E, após esses passos, o dentista irá apresentar as opções de aparelhos ortodônticos que se adequam ao caso do paciente, expondo as vantagens e desvantagens de cada tipo.
No caso do aparelho fixo, inicia-se a colocação pela limpeza dos dentes, aplicação de um agente adesivo e a fixação dos bráquetes (peças metálicas) nos dentes com a ajuda de um fio ortodôntico. Esse fio é ajustado para aplicar pressão nos dentes e movê-los gradualmente para a posição desejada. Em seguida, orientações de higiene e cuidados são repassadas ao paciente.
DÓI PARA COLOCAR O APARELHO FIXO NOS DENTES?
Algumas pessoas podem sentir desconforto ou sensibilidade durante a colocação do aparelho, pois os dentes podem ficar sensíveis devido à pressão exercida durante o processo. Quando ocorre, a dor geralmente é leve e temporária.
O dentista também pode se utilizar de alguns recursos que contribuam para que o paciente esteja mais calmo, como música ambiente para relaxamento, aromas, dispositivos para alívio de tensão, como entregar uma bolinha antiestresse para o paciente apertar e etc.
Já após a colocação, pode ser que inicialmente haja um pouco de dor e incômodo, que é natural do tratamento, mas com o tempo o paciente se adapta e a sensação de dor vai reduzindo até cessar.
O que pode ocorrer é algum nível de dor ou incômodo durante as revisões que devem ser realizadas periodicamente para o ajuste do aparelho fixo, nesses momentos, o paciente pode notar algum nível de pressão nos dentes, que deve desaparecer após alguns dias.
De forma geral, o desconforto é mais presente no período de adaptação inicial. Caso haja muita dor ou incômodo, é importante comunicar o dentista responsável, ele pode recomendar analgésicos, pode optar por aplicar cera ortodôntica em áreas irritadas quando for o caso.
Além disso, manter uma dieta mais macia nos primeiros dias também costuma ajudar. Vale lembrar também que é fundamental que os pacientes sigam as instruções do ortodontista, compareçam às consultas regulares para ajustes e comuniquem qualquer desconforto ou problema durante o tratamento.
Em alguns casos, pode-se optar pela aplicação de cera ortodôntica nas áreas de atrito também, que pode ajudar a prevenir irritações na mucosa bucal. Em caso de dor ou sensibilidade persistentes, é importante entrar em contato com o ortodontista para avaliação e orientação adequada.
Adriano Rafael, cirurgião dentista em Belo Horizonte (MG).