Continua após publicidade

Gosto ruim na boca: o que pode ser e como lidar

Alimentação inadequada e distúrbios gastrointestinais são algumas das possíveis causas do gosto amargo na boca. Saiba mais!

Por Juliany Rodrigues
Atualizado em 16 out 2023, 15h19 - Publicado em 16 out 2023, 14h00

Em algum momento da sua vida, provavelmente, você já sentiu um gosto ruim na boca. Apesar de ser considerado algo comum, esse incômodo não deve ser negligenciado e, quando frequente, deve passar por uma investigação médica para descobrir a sua verdadeira causa. A seguir, entenda o que pode ser o gosto ruim na boca e como amenizá-lo:

O QUE PODE SER O GOSTO RUIM NA BOCA?

Há diversos motivos que podem desencadear o gosto ruim na boca. Entre eles estão os problemas dentários, como cáries, doença periodontal e infiltrações, e as infecções orais, como a candidíase ou bacterianas.

Mas, muito mais do que as questões odontológicas, essa sensação desagradável também pode surgir por causa de distúrbios gastrointestinais, por exemplo, refluxo gastroesofágico, gastrite e úlceras, que podem provocar regurgitação de ácido estomacal.

O quadro ainda pode ser agravado por vários outros fatores, entre eles: uso de medicamentos que interferem no paladar, desidratação, alimentação inadequada, alterações hormonais, infecções sistêmicas e determinadas condições de saúde, como diabetes, câncer e distúrbios metabólicos.

Continua após a publicidade

COMO ALIVIAR E QUAIS OS TRATAMENTOS?

Para começo de conversa, a higiene bucal adequada é indispensável para a prevenção do incômodo. “A remoção de bactérias por meio da escovação dos dentes e da língua, além do uso do fio dental são medidas essenciais“, alerta o Dr. Fábio Azevedo, cirurgião dentista e consultor do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da S.I.N. Implant System. “É assim que conseguimos combater a placa bacteriana, eliminar a saburra lingual e, também, afastar problemas dentários como cáries e doenças gengivais”, explica.

Além disso, é importante lembrar que outras medidas também são necessárias para minimizar o gosto ruim na boca. Confira as principais:

Se tudo isso for feito à risca e, mesmo assim, o odor desagradável persistir, o melhor a se fazer é consultar um médico ou um dentista, que fará a avaliação detalhada do seu caso e chegará a um diagnóstico preciso. Lembre-se: embora existam formas imediatas de aliviar o gosto ruim na boca, a orientação e o acompanhamento profissional nunca devem ser substituídos.

Publicidade