Sinto tanta dor de cabeça. A alimentação pode me ajudar? Como?
Sim!
A alimentação pode ajudar muito quem sofre com dores de cabeça. Antes de qualquer coisa é importante saber que a dor de cabeça, assim como qualquer outro sintoma, serve para nosso corpo nos comunicar de que algo não está bem, por isso é importante tentar entender a causa.
Uma das causas mais frequentes de dores de cabeça, geralmente subestimada é a desidratação: quando há dor de cabeça no final da tarde e não houve boa hidratação durante o dia, a dor de cabeça pode ser um alerta do corpo de que há desidratação, portanto, é importante ingerir ao menos 35 a 40 mL de água por kg de peso diariamente.
Constantes dores de cabeça podem indicar sensibilidades alimentares, ou seja, pode ser o organismo sinalizando que algum alimento que está presente no seu dia a dia pode não estar te fazendo bem e é importante avaliar com auxílio de um nutricionista funcional.
Dores de cabeça também podem indicar carência de magnésio e de vitaminas do complexo B, em especial vitamina B2, se forem crises de enxaqueca.
Para garantir um bom aporte destes nutrientes, além de estar com a saúde intestinal em ordem é importante incluir na rotina: vegetais verde escuros, leguminosas (grão de bico, feijões, lentilhas e similares), carnes, ovos e grãos de cereais integrais.
Em alguns casos, a suplementação pode ser necessária, para isso, é importante a avaliação de um profissional.
Gisele Haiek, nutricionista pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional pela VP, especialista em Controle Higiênico Sanitário dos Alimentos e em Sistemas de Gestão Integrados, graduada em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo. @giselehaiek.nutri