
O excesso de telas eletrônicas pode estar relacionado ao aumento da miopia, especialmente em crianças e adolescentes.
Estudos demonstram que atividades de visão próxima prolongadas, como o uso excessivo de celulares, tablets e computadores, podem induzir um crescimento axial excessivo do olho, fator determinante no desenvolvimento da miopia.
Além disso, ficar muito tempo nas telas afasta as pessoas das atividades ao ar livre, o que pode prejudicar ainda mais a visão., Afinal, a luz natural estimula a liberação de dopamina na retina, um neurotransmissor que inibe o alongamento excessivo do globo ocular.
Como minimizar os impactos das telas na visão?
Para minimizar os impactos das telas na saúde da visão, é fundamental adotar medidas preventivas.
É recomendado colocar em prática a regra do 20-20-20, que consiste em fazer uma pausa a cada 20 minutos de uso de telas, olhando para um objeto a 20 pés (aproximadamente 6 metros) de distância por pelo menos 20 segundos.
O tempo de exposição às telas também deve ser reduzido. O ideal é fazer atividades ao ar livre por, no mínimo, duas horas ao dia.
Ajustar o brilho e o contraste das telas, evitar o uso em ambientes escuros e manter uma distância mínima de 30 a 40cm ao utilizar celulares e tablets também são cuidados essenciais.
Vale lembrar que o acompanhamento oftalmológico regular é indispensável para monitorar a progressão da miopia e realizar o tratamento adequado.
Dr. Tiago César Pereira Ferreira, oftalmologista especialista em cirurgia refrativa, catarata, lentes de contato e ceratocone. Instagram: @tiagocesarpf