
A sensação de bem-estar ou de felicidade que vem após os treinos é bastante comum e tem explicações tanto fisiológicas quanto psicológicas.
A prática de atividades físicas promove a liberação de diversos neurotransmissores, como a endorfina, a serotonina e a dopamina, que são substâncias que melhoram o humor, o ânimo, a disposição e o vigor.
Também diminui os níveis de cortisol, hormônio do estresse, o que traz um relaxamento e um alívio das tensões do dia a dia, e pode estimular sentimentos de dever cumprido.
Muitas vezes, o hábito promove a socialização e a sensação de pertencimento, o que faz muito bem para as nossas emoções.
Ou seja, as atividades físicas, com certeza, estão entre os fatores que mais fazem a diferença na manutenção da saúde mental. Elas reduzem sintomas de depressão e ansiedade, melhoram o humor, protegem contra o envelhecimento cognitivo e favorecem a regulação emocional.
Outras medidas consideradas essenciais são: dormir bem, ter uma alimentação equilibrada, gerenciar o estresse, evitar o álcool e o cigarro e não passar muito tempo utilizando as telas eletrônicas.
Além disso, a terapia desempenha um papel essencial no equilíbrio emocional, trazendo autoconhecimento, desenvolvimento pessoal e amadurecimento.
Dr. Henrique Bottura, psiquiatra presidente do Instituto de Psiquiatria Paulista.
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.