Imagem Blog

BOA FORMA responde

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas

Por que me sinto feliz depois de treinar?

Por Dr. Henrique Bottura
28 jul 2025, 10h00
por que me sinto feliz depois de treinar
Saiba como a prática regular de atividades físicas contribui para o bem-estar mental | (freepik/Freepik)
Continua após publicidade

A sensação de bem-estar ou de felicidade que vem após os treinos é bastante comum e tem explicações tanto fisiológicas quanto psicológicas.

A prática de atividades físicas promove a liberação de diversos neurotransmissores, como a endorfina, a serotonina e a dopamina, que são substâncias que melhoram o humor, o ânimo, a disposição e o vigor.

Também diminui os níveis de cortisol, hormônio do estresse, o que traz um relaxamento e um alívio das tensões do dia a dia, e pode estimular sentimentos de dever cumprido.

Muitas vezes, o hábito promove a socialização e a sensação de pertencimento, o que faz muito bem para as nossas emoções.

Ou seja, as atividades físicas, com certeza, estão entre os fatores que mais fazem a diferença na manutenção da saúde mental. Elas reduzem sintomas de depressão e ansiedade, melhoram o humor, protegem contra o envelhecimento cognitivo e favorecem a regulação emocional.

Continua após a publicidade

Outras medidas consideradas essenciais são: dormir bem, ter uma alimentação equilibrada, gerenciar o estresse, evitar o álcool e o cigarro e não passar muito tempo utilizando as telas eletrônicas.

Além disso, a terapia desempenha um papel essencial no equilíbrio emocional, trazendo autoconhecimento, desenvolvimento pessoal e amadurecimento.

Respondido por:

Dr. Henrique Bottura, psiquiatra presidente do Instituto de Psiquiatria Paulista.

Continua após a publicidade

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.