
Após a prática de atividades físicas, a pele pode ficar ressecada devido a alguns fatores, entre eles, a perda de água causada pela transpiração excessiva, e a exposição a ambiente com baixa umidade, como academias climatizadas.
Além disso, quando os exercícios são realizados ao ar livre, o sol, a poluição e o vento também podem contribuir para o ressecamento da pele.
O uso constante de roupas sintéticas e o contato prolongado com o sal do suor comprometem a barreira cutânea, diminuindo a retenção de água e contribuindo para o ressecamento.
Pele ressecada depois de treinar. O que fazer?
Para tratar a pele contra o ressecamento gerado pelos treinos, é recomendado aplicar hidratantes antes e após os exercícios, para fortalecer a barreira cutânea.
O uso de protetor solar com amplo espectro e resistência ao suor também é indispensável, especialmente quando os treinos acontecem ao ar livre.
Tomar água durante e após os treinos é outro cuidado crucial para manter a pele livre de descamações e ressecamentos.
Dr. Lucas Miranda, dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e fundador da Clínica Lucas Miranda, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Instagram: @drlucasmiranda.dermato
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.