Pilates ajuda a aliviar dores nas costas?
O pilates é uma atividade física bastante completa que trabalha, às vezes, em um único exercício, o fortalecimento muscular, o equilíbrio, a coordenação, a força e a flexibilidade. É uma das poucas modalidades que promove isso.
Como qualquer atividade física, ele garante flexibilidade, força, fortalecimento, prevenção de lesões e de problemas de coluna, consciência corporal e melhora da postura, por exemplo. Já para a saúde mental, o pilates libera hormônios do prazer, como a serotonina e a endorfina, o que ajuda a diminuir a tristeza, os quadros depressivos, o estresse, as tensões e a ansiedade.
O pilates pode melhorar a dor nas costas, porque ele trabalha muito bem o fortalecimento dos músculos internos e profundos do abdômen, que são os responsáveis por sustentar a nossa coluna. A prática trabalha com a flexibilidade da coluna e com a coordenação. Todos esses fatores, unidos, são ótimos para aliviar esse desconforto.
Apesar de ser uma excelente técnica, o pilates não é tratamento para problemas relacionados à coluna.
Quando tem crise, por exemplo, causada por uma hérnia de disco, não é recomendado fazer a aula de pilates. A pessoa precisa procurar um fisioterapeuta especialista em reabilitação de coluna e um atendimento médico, para que saia dessa crise, receba o tratamento adequado e, aí, retorne ao pilates como uma manutenção.
Sarah Barnabé, fisioterapeuta especialista em coluna. Instagram: @drasarahbarnabe