Imagem Blog

BOA FORMA responde

Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas
Continua após publicidade

É possível prever o envelhecimento dos ossos com suplementos?

Por Luisa Wolpe Simas
12 mar 2023, 10h00

O tecido ósseo é extremamente dinâmico. Seu remodelamento é diário, podendo sofrer influencias de vários fatores. O envelhecimento ósseo é fisiologicamente previsto e acompanha o envelhecimento de outros tecidos corporais. Há estudos, inclusive, que correlacionam o grau de envelhecimento da pele com o envelhecimento ósseo.

Os mecanismos para prevenir o envelhecimento patológico deve indicar muito antes do indivíduo chegar na melhor idade, assim, a suplementação preventiva se faz necessária, inclusive para evitar doenças ósseas comuns nesse público (osteopenia e osteoporose). A manutenção do tecido ósseo evolve o ajuste de macronutrientes, isso significa que carboidratos, proteínas e gorduras interferem no metabolismo desse tecido.

Porém, outros elementos são chave na manutenção da saúde óssea. Destacamos a importância do cálcio, do fósforo, do magnésio, da vitamina D e vitamina K.

Há alguns anos os estudos vem apontando a importância do silício orgânico no metabolismo ósseo, uma vez que, boa parte dele se deposita nesse tecido. O silício é cofator na síntese e na estabilização de moléculas de matriz óssea, além de contribuir com a mineralização do tecido.

Continua após a publicidade

Assim, sugere-se a suplementação de Osteosil, juntamente com outros nutrientes para fortalecer e preservar as estruturas do osso ao longo do processo de envelhecimento. Importante ressaltar que a melhor forma de acompanhar a função óssea é por meio de exames como densitometria óssea.

Respondido por:

Luisa Wolpe Simas, nutricionista, consultora de nutrição integrada da Biotec Dermocosméticos.

Publicidade