
Durante treinos ao ar livre, além da transpiração excessiva, também há o sol e a poluição, que podem trazer uma série de efeitos negativos à saúde e aparência dos cabelos, incluindo o ressecamento, a perda do brilho, a quebra e o desbotamento da cor.
Por isso, para se exercitar nesses ambientes, é fundamental prestar bastante atenção nos cuidados com os fios, garantindo que eles estejam devidamente protegidos contra os agentes externos.
Como proteger os cabelos durante treinos ao ar livre?
Para treinar ao ar livre sem comprometer as madeixas, é recomendado aplicar antes um leave-in com proteção UV, que ajuda a minimizar os impactos dos raios solares nos fios.
Além disso, evite o uso de géis e mousse nesses momentos, pois eles são produtos que deixam os cabelos menos maleáveis e mais enrijecidos, o que pode facilitar a quebra durante o exercício.
Também é indicado fazer penteados que lhe deem segurança e conforto durante a atividade física, mas que não sejam amarrados com tanta força e tensão. Prender os cabelos com muita força pode colaborar para dores no couro cabeludo e até mesmo a queda (alopecia por tração).
Bonés e viseiras são boas opções para proteger as madeixas contra os raios solares. Após a atividade física, especialmente as que são feitas ao ar livre, busque sempre lavar os cabelos, para remover o suor e sujidades como a poluição.
Dra. Luciana Passoni, referência em ciências capilares e CEO da Passoni Clinic
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.