Imagem Blog

BOA FORMA responde

Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas
Continua após publicidade

Como controlar a vontade de comer nos dias frios?

Por Fernanda Guedes de Sousa
13 jul 2023, 10h00

Com a chegada das temperaturas mais baixas, nosso corpo precisa trabalhar mais para manter a temperatura corporal estável. Isso resulta em um aumento do gasto energético, ou seja, gastamos mais calorias para nos aquecer, e é por esse motivo que sentimos mais fome no frio.

Neste momento, o segredo está em valorizar a qualidade da nossa alimentação, não apenas a quantidade. É importante priorizar alimentos naturais e evitar os industrializados, não só no inverno, mas durante todo o ano. Optar por alimentos com baixo teor de nutrientes e ricos em açúcar e gordura pode aumentar o consumo calórico e causar uma sensação de fome mais rápida.

Para equilibrar a dieta nas estações mais frias, é interessante complementar as refeições com todos os grupos alimentares, incluindo fibras e proteínas. Muitos pratos de inverno tendem a ter maior adição de gorduras, então é importante buscar opções saudáveis. Uma ótima escolha é a sopa, que pode ser preparada com legumes ricos em nutrientes e fibras, além de alimentos fontes de proteína, sem comprometer o sabor.

Outra questão comum no inverno é a redução do consumo de frutas, verduras e legumes, o que resulta em menor ingestão de fibras. Para contornar isso, é possível consumir esses alimentos de forma cozida. Verduras e legumes refogados são opções deliciosas para incluir em dias frios e pode ser uma solução para quem não gosta de consumir salada no inverno. Além disso, frutas cozidas, como maçã ou banana com canela, podem ser uma sobremesa saudável e saborosa.

Continua após a publicidade

Portanto, aproveite o inverno de forma nutritiva, mantendo a variedade e o equilíbrio na sua alimentação. Cuide do seu corpo com alimentos que o nutrem e mantenha-se saudável durante toda a estação.

Respondido por:

Fernanda Guedes de Sousa, nutricionista da Clínica de Imunologia Dr. Javier Carbajal.

Publicidade