Continua após publicidade

Cosméticos para o inverno até R$ 50: o que muda no skincare e haircare

O frio está aí - veja como fazer a transição de sua rotina de cuidados para as temperaturas mais baixas

Por Larissa Serpa
Atualizado em 19 Maio 2023, 13h40 - Publicado em 12 jun 2023, 08h02

Seu guarda-roupa não é a única coisa que você deve trocar no inverno. Aqueles hidratantes em gel e limpadores de carvão que funcionaram muito bem em janeiro podem não funcionar em junho. À medida que as temperaturas mais frias se aproximam, o ar seco, os ventos gelados e a exposição constante ao chuveiro quente sugam a umidade da pele e cabelos, removendo os óleos essenciais para a saúde. Essas condições também podem provocar sensibilidade, vermelhidão e irritação na pele, além de cabelos secos e opacos. Resumindo: você precisa mudar seus cosméticos para o inverno.

Mas não precisa fazer uma mudança brusca. Você pode precisar apenas de algumas trocas e adições simples, de acordo com o dermatologista Alessandro Alarcão, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e sócio efetivo e conselheiro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD).

Em geral, você provavelmente vai precisar de produtos de limpeza mais suaves e hidratantes mais ricos. Siga estas etapas, recomendadas por dermatologistas, para executar uma transição perfeita.

cosméticos para o inverno.
(wayhomestudio/Freepik)

Cosméticos para o inverno
PELE DO ROSTO: O QUE MUDA NO SKINCARE
.

1

Faça a transição do seu sabonete para um bálsamo, óleo ou creme

Embora os limpadores que criam espuma sejam divertidos de aplicar, eles não estão fazendo nenhum favor à sua pele. Os sabonetes à base de espuma ou ácido salicílico são ótimos para remover sujeira e óleo, mas contêm sulfatos que podem secar mais do que outros tipos de limpadores.

Cremes de limpeza, bálsamos e óleos podem lavar a pele com eficácia, mantendo-a hidratada e sem romper a barreira cutânea durante o frio.

Continua após a publicidade

Se você gosta do ácido salicílico pois sofre com acne moderada a severa, veja com seu dermatologista sobre continuar o uso, mas sempre em conjunto com um hidratante ainda mais potente do que o que você usa no verão.

Botik Óleo de limpeza facial, o Boticário

.

2

Adicione um bom esfoliante

A esfoliação suave ajuda a remover as células mortas da pele acumuladas no ar seco do inverno, deixando a pele com uma aparência mais brilhante e ajudando o hidratante pós-limpeza a absorver melhor.

Dito isto, não exagere! Exagerar pode prejudicar a camada externa da pele, levando ao ressecamento e irritação. Esfolie uma vez por semana e avance para duas vezes por semana, se sua pele tolerar.

Continua após a publicidade

Se a sua pele estiver mais escamosa do que o normal, tente esfoliar a seco, um ritual que envolve esfregar a pele com uma escova em movimentos leves e circulares. A ação mecânica faz maravilhas para esfoliar a pele seca do inverno e promover a drenagem linfática. Além disso, é uma automassagem e tanto.

Máscara Facial Esfoliante de Aveia e Abacate, Océane

dasda

3

Mude de hidratante em loção para um creme mais grosso

Se você vai aprender apenas uma coisa com esse texto, é esta: a regra fundamental dos cuidados com a pele no inverno é manter a pele hidratada. Uma loção umectante* (pense em uma loção mais leve) pode satisfazer sua pele durante os dias úmidos de verão, mas apenas ela não é adequada para climas mais frios.

Os hidratantes emolientes** e oclusivos*** (pense nos cremes mais grossos) serão mais importantes durante as condições de baixa umidade, para proteger sua barreira e impedir que a água da pele “fuja” para o ar.

Continua após a publicidade

Explicando melhor:

*Os umectantes (isto é, ácido hialurônico e glicerina) são substâncias de baixo peso molecular que puxam a água do ar para a pele.
**Os emolientes geralmente vêm na forma de cremes e loções que ajudam a função de barreira da pele.
***Os oclusivos são óleos e ceras que formam uma camada na pele e bloqueiam fisicamente a fuga da água.

Você precisa dos 3, idealmente. Uma boa ideia, se você não quer abrir mão do seu hidratante mais leve, é seguir ele com uma camada de creme oclusivo, como a vaselina.

Geleia de Vaselina, Vasenol

.

4
Continua após a publicidade

Incorpore uma máscara durante a noite

Não que precisemos de uma desculpa para aplicar uma máscara facial; mas se você ainda não começou, o inverno é a melhor época para fazê-lo.

Isso porque sua pele, assim como você, também tem um ritmo circadiano. Os níveis de hidratação da pele começam a diminuir à tarde e continuam caindo durante a noite, então a máscara ao fim do dia é extremamente útil para manter a pele hidratada.

Neutrogena Máscara Facial Purifying Boost

.

cosméticos para o inverno.
(freepik/Freepik)

Cosméticos para o inverno
CABELOS: O QUE MUDA NO HAIR CARE
.

1

Use gorro

É importante cobrir o cabelo durante os meses de inverno para protegê-lo do ar seco e vento que roubam a umidade, tornando-o mais propenso à quebra.

Continua após a publicidade
2

Compre um umidificador

Ele pode não entrar exatamente na lista de cosméticos para o inverno, mas quer saber uma maneira surpreendente de combater o ressecamento do cabelo no inverno? Use um umidificador. A água quente e o aquecimento interno fazem com que o ar da sua casa fique muito seco, retirando a umidade do seu cabelo. Os umidificadores ajudam a reidratar o ar para manter seus cabelos brilhantes.

3

Não saia de casa com o cabelo molhado

O cabelo molhado é mais vulnerável a danos do que o cabelo seco. Andar ao ar livre no inverno com a cabeça molhada pode fazer com que o cabelo congele e quebre. ‍

4

Use um óleo capilar

Restaure a umidade com um tratamento capilar à base de óleo. Escolha uma fórmula leve sem enxágue com óleo de argan para revitalizar instantaneamente cabelos secos e danificados.

E aplique óleo capilar nutritivo nas pontas diariamente para ajudar a repor a umidade e proteger o cabelo.

Óleo Extraordinário L'Oréal Paris Elseve

dadsa

5

Faça uma máscara uma vez por semana

Assim como as máscaras faciais semanais são essenciais para uma pele saudável, as máscaras capilares semanais podem fazer uma diferença significativa quando se trata de cabelos secos e danificados.

Elas podem reverter os efeitos do ressecamento, garantindo que seu cabelo esteja protegido em um nível ideal durante todo o ano.

Invista nas que possuem fórmulas de hidratação mais intensa.

Máscara de Hidratação Lola Cosmetics Morte Súbita

.

6

Evite lavar o cabelo com frequência

Se você é alguém que lava o cabelo todos os dias, é hora de mudar as coisas. Lavar demais o cabelo irá retirar os óleos naturais que ajudam a manter o cabelo hidratado e protegido. Isso é especialmente ruim no inverno, quando esses óleos são muito necessários.

Tente estender o tempo entre as lavagens o máximo possível. Se você costuma lavar o cabelo todos os dias, mude para dias alternados.

Publicidade