Imagem Blog

BOA FORMA responde

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas

Sertralina emagrece?

Por Dr. Cíntia Braga
15 dez 2024, 10h00
sertralina emagrece
É verdade que a Sertralina emagrece? | (freepik/Freepik)
Continua após publicidade

A Sertralina é um antidepressivo, muito usado na psiquiatria para tratar condições como depressão e ansiedade. Ela faz parte de um grupo de medicamentos chamados ISRS, que significa “inibidores seletivos da recaptação de serotonina”.

Em termos mais simples, ela ajuda a aumentar os níveis de serotonina entre os neurônios, um neurotransmissor que está envolvido na regulação o humor, o sono e até mesmo o apetite.

Quando estamos com depressão ou ansiedade, esses níveis de serotonina costumam estar mais baixos, e o remédio trabalha para equilibrar isso. Ela é usada há bastante tempo e é considerada segura e eficaz para muitas pessoas.

Para que serve a Sertralina?

A Sertralina é usada para tratar diferentes transtornos psiquiátricos e é bastante versátil. Ela é indicada para a depressão, ajudando a aliviar os sintomas como tristeza profunda, falta de interesse pelas coisas e irritabilidade.

Também é muito útil no tratamento de ansiedade generalizada, no qual reduz aquelas preocupações constantes que podem atrapalhar o dia a dia.

Continua após a publicidade

Em pessoas que têm crises de pânico, a medicação ajuda a controlar esses episódios, reduzindo a frequência de novos episódios (até extingui-los).

Para quem sofre de TOC (transtorno obsessivo-compulsivo), ela ajuda a diminuir de pensamentos obsessivos e comportamentos compulsivos.

Além disso, é eficaz no tratamento de TEPT (transtorno de estresse pós-traumático), amenizando sintomas como reviver o trauma e ficar sempre em alerta.

Em casos de fobia social, o medicamento ajuda a reduzir o medo e a ansiedade em situações sociais. Por fim, em algumas situações, o médico pode usar a sertralina para outras condições, como problemas alimentares ou dificuldades sexuais, sempre com orientação adequada.

Continua após a publicidade

Quais os efeitos colaterais da Sertralina?

Como todo remédio, a Sertralina pode causar efeitos colaterais, mas eles não acontecem em todas as pessoas e, muitas vezes, são leves e temporários.

Nos primeiros dias, algumas pessoas podem sentir um pouco de náusea, dor de estômago ou até diarreia, mas esses sintomas costumam melhorar com o tempo.

Algumas pessoas também podem perceber mudanças no sono, como ter dificuldade para dormir ou se sentir mais sonolentas durante o dia.

Outra questão que pode surgir é a disfunção sexual, como diminuição do desejo sexual ou dificuldade para atingir o orgasmo, o que pode ser incômodo para algumas pessoas. Tontura, boca seca e dores de cabeça também podem ocorrer, mas geralmente são leves.

Continua após a publicidade

Em casos muito raros, pode surgir a síndrome serotoninérgica, que é uma reação grave e precisa de atenção médica imediata, especialmente se a sertralina for usada junto com outros medicamentos ou suplementos que aumentam a serotonina.

Por isso, é essencial fazer o acompanhamento com o médico, que pode ajustar a dose ou mudar o tratamento se necessário.

Sertralina emagrece?

É comum ouvir que a sertralina emagrece, mas isso não é verdade para todo mundo. Na realidade, o efeito a sobre o peso é bastante variável e pode ser diferente para cada pessoa.

No início do tratamento, algumas pessoas podem perder um pouco de peso porque o remédio pode causar diminuição do apetite e náusea. Porém, à medida que o corpo se adapta, esses efeitos geralmente passam.

Continua após a publicidade

Em tratamentos mais longos, algumas pessoas podem ganhar peso, o que pode estar relacionado ao aumento do apetite. É preciso lembrar que, se houver mudanças significativas no peso, é sempre bom conversar com o médico, que poderá ajustar o tratamento, se necessário.

O mais importante é focar na melhora dos sintomas e na qualidade de vida, e o peso pode ser gerenciado como parte desse processo – inclusive com passos fundamentais no manejo de qualquer condição psiquiátrica: adoção de hábitos saudáveis de vida, pratica de exercícios físicos e reeducação alimentar.

Respondido por:

Dr. Cíntia Braga, psiquiatra e estudiosa sobre os usos terapêuticos da cannabis. Instagram: @cintiabragapsiquiatria

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.