Tem como lidar com a ansiedade sem remédios?
A ansiedade é uma reação natural do nosso cérebro para alertar a gente de um perigo, de algo que a gente precisa reagir rapidamente. Ela é extremamente necessária para a nossa sobrevivência e se manter alerta. O problema é quando essa reação fica extremamente exagerada, ativando circuitos de alerta e causando sintomas de difícil controle.
Os sintomas são diversos e podem incluir desde crises de pânico com taquicardia, tremor, sudorese, falta de ar, sensação de perigo iminente, vontade de chorar, até preocupações excessivas com o futuro, com o cotidiano, insônia e tensão muscular.
O diagnóstico da ansiedade é feito clinicamente, e é importante lembrar de excluir outras causas que podem justificar a queixa do paciente. É fundamental pensarmos em outras possibilidades, como alterações endócrinas e alterações cardíacas.
O tratamento é realizado através da psicoterapia e, se necessário, do uso de medicações. Porém, a gente já sabe que dá para melhorar a ansiedade com mudanças de hábitos, praticando atividades físicas, como meditação e yoga, dormindo bem, adotando técnicas de relaxamento e respiração, evitando substâncias estimulantes, por exemplo, a cafeína, e colocando em prática técnicas de organização.
Dra. Ana Teresa D’Elia, médica psiquiatra. Instagram: @draanateresapsiquiatria