Imagem Blog

BOA FORMA responde

Vamos atrás dos melhores especialistas para tirar suas dúvidas
Continua após publicidade

Falta de sono pode causar ansiedade?

Por Dra. Juliana de Paula
15 fev 2024, 08h00

O sono faz parte do nosso sistema de equilíbrio. Dormir bem melhora nossa imunidade, melhora nosso humor, nos previne doenças, como obesidade e diabetes.

Logo, quando temos privação de sono, nosso corpo reage, aumentando uma substância chamada cortisol. E essa substância, cronicamente aumentada, vai diminuir nossa imunidade, vai amentar as chances de ansiedade e piorar o estresse emocional. Afinal, a privação do sono é um estresse físico que leva à um estresse emocional.

Dormir mal faz com que a gente aumente nossa impulsividade e diminua a regulação emocional, não só por conta do aumento do cortisol, mas também por conta de uma mudança neurobiológica cerebral que ativa nosso sistema de alerta, como se a gente estivesse com uma descarga de adrenalina. Isso faz com que tenhamos palpitação, sensação de sustos, reações emocionais mais intensas e, logo, sentimentos de tristeza e insatisfação.

Tanto a falta de sono pode acarretar a ansiedade quanto a ansiedade pode provocar a insônia. A privação do sono deixa a pessoa mais suscetível à ansiedade e à depressão. A gente precisa, para a gente guardar memórias e cuidar do nosso humor, que o nosso sono seja aprofundado.

Na privação de sono, a gente tem essas mudanças hormonais, com o aumento do cortisol, e as mudanças neurobiológicas, nos deixando mais reativos e também com sensação de cansaço. Para driblar essa letargia mental, muitas pessoas consomem bebidas energéticas, como café e refrigerantes com cafeína, o que pode deixá-las mais aceleradas, gerando taquicardia, falta de ar e, é claro, a piora da ansiedade.

Continua após a publicidade
Respondido por:

Dra. Juliana de Paula, psiquiatra

Publicidade