
A prática de atividades físicas durante uma gripe pode ser permitida em quadros leves, quando os sintomas se limitam à congestão nasal, dor de garganta e espirros ocasionais.
Nesses casos, exercícios leves e moderados, com boa hidratação e monitoramento dos desconfortos, podem ser realizados.
Entretanto, é necessário respeitar os sinais do corpo e evitar treinos intensos, uma vez que o sistema imunológico já está comprometido combatendo o problema respiratório.
Vale lembrar que treinar gripado pode não valer a pena porque o rendimento físico tende a ser reduzido, os incômodos aumento e há o risco de piora clínica.
Além disso, há maior risco de desidratação, de propagação do vírus e de agravamento do quadro, o que pode resultar em afastamento prolongado das atividades. Assim, o repouso e a recuperação podem ser mais importantes nessas situações.
Quando é totalmente contraindicado treinar gripado?
É totalmente contraindicado treinar quando há sintomas sistêmicos ou abaixo do pescoço, como febre, dores no corpo intensas, calafrios, prostração, tosse, dor no peito ou dificuldades para respirar.
Esses sinais mostram que o organismo está lidando com uma infecção mais significativa e precisa de uma pausa adequada para se recuperar por completo. Forçar o corpo nessas condições pode favorecer o surgimento de complicações.
Michele Andreata, médica pneumologista da Saúde no Lar. Instagram: @saudenolar
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.