Saúde no Trabalho, com Bianca Vilela A fisiologista do exercício Bianca Vilela dá dicas de exercícios e abordagens para melhorar a saúde no trabalho

Colocar o pé no freio é essencial para nossa saúde integral

Que tal pegar leve na rotina para ter um ano cheio de motivação?

Por Bianca Vilela Atualizado em 7 jan 2022, 19h47 - Publicado em 21 jan 2022, 14h44

Para muita gente final do ano é sinônimo de correria e estresse. Começamos janeiro em tom de esgotamento e baixa energia. 

Por que não fazer diferente? Afinal, 2021 foi desafiador para praticamente todo mundo, e se há uma coisa que tivemos a oportunidade de aprender com ele é que estes tempos pedem flexibilidade, autocuidado e capacidade de reinvenção.   

Pegar mais leve e ditar um ritmo tranquilo começar 2022 com a bateria recarregada só depende de nós. O período de recesso costuma ser também um momento de reflexão e balanço daquilo que poderíamos fazer diferente para atravessar este ano com felicidade e entusiasmo para o trabalho e a vida. Veja estas dicas:

Exclua tarefas. Que tal cortar da lista de tarefas aquilo que não é prioritário ou mesmo necessário? “Em vez de ceder à tentação de fazer mais e mais, tente fazer menos. Aliviar a pressão sobre o seu tempo torna tudo mais agradável”, sugere Carl Honoré, idealizador do movimento slow, no livro Devagar – Como um movimento mundial está desafiando o culto da velocidade.

Viva o momento. Quando estiver trabalhando, trabalhe. Enquanto estiver com a família ou os amigos, apenas esteja presente e aproveite o tempo que têm juntos. Querer dar conta de várias coisas ao mesmo tempo ou fazer uma atividade com a cabeça em outro lugar é receita para estresse, ansiedade, cansaço e frustração.

Questione sua pressa. Está provado que agimos no automático durante a maior parte do tempo, sem prestar atenção direito às nossas ações. Da próxima vez que se perceber correndo para concluir uma tarefa ou chegar a algum lugar, pare e se pergunte se precisa mesmo ir tão rápido – talvez você se surpreenda ao descobrir que não há razão para tanta correria. Respire com calma e tente diminuir o ritmo para realizar suas atividades com mais foco e qualidade. 

Dê um tempo de tanta informação. É claro que é importante estar por dentro do que acontece no mundo, mas será que precisamos consumir as mesmas notícias várias vezes ao dia, às vezes em canais diferentes (portais, redes sociais, televisão…) e sem um filtro daquilo que realmente é útil para nós? Experimente reservar um tempo no começo e no fim do dia para se atualizar e selecione fontes de informação de qualidade. Seu cérebro e seu corpo agradecem.

Faça pausas. Passar horas na cadeira enquanto trabalha na frente do computador é uma das piores coisas que você pode fazer pela sua saúde e produtividade. Crie o hábito de se levantar a cada hora, nem que seja por 5 ou 10 minutos. Beba água, vá ao banheiro, respire e faça uma meditação breve, alongue o corpo ou apenas dê alguns passos pela casa ou escritório. Diminuir o tempo que se passa sentado previne e alivia dores no corpo, reduz o estresse e o risco de doenças do coração, aumenta a produtividade e melhora até a capacidade de tomar decisões.

Continua após a publicidade

Publicidade