Imagem Blog

Terapia e felicidade, com Priscila Conte Vieira

A psicóloga Priscila Conte Vieira (CRP 08/30418), especialista em psicologia positiva, auxilia você a ter uma vida mais leve e mais feliz!

A magia do Natal

Por Priscila Conte Vieira
Atualizado em 21 out 2024, 22h27 - Publicado em 23 dez 2023, 08h00
A magia do Natal | (wirestock/Freepik)
Continua após publicidade

No final de cada ano, quando as luzes brilhantes decoram as ruas e as músicas natalinas nos fazem sorrir, algo especial acontece. O Natal não é só uma data no calendário, é um tempo que nos faz sentir esperança, como se a vida fosse mais leve e cheia de possibilidades.

Esse período é como um abraço caloroso para a nossa mente e coração. Depois de ter enfrentado os momentos difíceis do ano, ficamos sobrecarregados e sem energia. Mas o Natal nos dá a chance de renovar nossa esperança e ver a vida de um jeito mais bonito.

Sabia que a esperança vai muito além de um sentimento abstrato? Ela é como um superpoder para a nossa mente e coração. A ciência já comprovou que a esperança é crucial para nossa saúde mental e bem-estar. Ela age como uma âncora nos tempos turbulentos, nos dando força para lidar com os desafios.

Quando nutrimos essa esperança, fortalecemos nossa resistência emocional. É como se fosse um escudo que nos ajuda a enfrentar as dificuldades com mais firmeza e até a encontrar mais alegria na vida. É como se cada semente de esperança plantada dentro de nós florescesse em determinação e otimismo, nos guiando até mesmo nos momentos mais difíceis.

Além disso, a prática da gratidão, tão frequentemente celebrada durante a época natalina, também tem um papel fundamental em nossa saúde mental. A gratidão não se trata apenas de reconhecer as coisas boas em nossas vidas, mas de cultivar um estado de espírito que nos permite encontrar beleza nas pequenas coisas, mesmo em meio à adversidade.

Continua após a publicidade

Estudos científicos têm mostrado que a gratidão está associada a níveis mais elevados de felicidade, redução do estresse e melhoria da saúde mental em geral.

Então, nesse momento, que tal praticar a gratidão ainda mais? Pode ser escrevendo num caderninho todas as coisas legais que aconteceram ou ligando para alguém especial só para dizer o quanto você aprecia essa pessoa.

E não se esqueça: o Natal é sobre se conectar com as pessoas. Pode ser ajudando alguém que precisa ou passando tempo com a família e amigos. Isso tudo pode nos ajudar a sentir mais esperança e alegria.

Continua após a publicidade

Você pode também buscar atividades que tragam conforto e relaxamento, como meditação, caminhadas ao ar livre ou até mesmo se envolver em hobbies que lhe tragam prazer. Isso ajuda a acalmar a mente e a focar no presente, aumentando o sentimento de esperança e gratidão.

Outra coisa legal é aproveitar para fazer planos positivos para o próximo ano. Isso nos dá algo para esperar e nos motiva a seguir em frente com otimismo.

Vamos aproveitar a magia do Natal não só agora, mas durante o ano todo. Vamos levar essa sensação boa e espalhar por aí, ajudando a nós mesmos e aos outros. Porque a esperança está dentro de cada um de nós, esperando para brilhar e fazer a diferença. Que o Natal nos lembre sempre disso!

Continua após a publicidade

_______________________________________________________________________

Oi, eu me chamo Priscila Conte Vieira, mas pode me chamar de Pri! Sou psicóloga, palestrante e mentora. Atuo na psicologia clínica, sou especialista em Psicologia Positiva, pós graduanda em Terapia Cognitivo Comportamental, master em autoconhecimento, coach de vida, practitioner em PNL e também criadora do Podcast Respira, não pira (que tal dar uma conferida lá no Spotify?!)

Estarei por aqui todas as semanas, abordando temas da Psicologia Positiva, felicidade, bem-estar e os auxiliando a serem as suas melhores versões, por meio do autoconhecimento e florescimento. Para saber mais sobre mim e me acompanhar no dia a dia, é só me seguir no Instagram! Estou por lá como @psi.priscilaconte Te vejo no próximo Sábado! Até mais <3

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.