Imagem Blog

Terapia e felicidade, com Priscila Conte Vieira

A psicóloga Priscila Conte Vieira (CRP 08/30418), especialista em psicologia positiva, auxilia você a ter uma vida mais leve e mais feliz!

Expectativas frustradas

Por Priscila Conte Vieira
Atualizado em 21 out 2024, 22h27 - Publicado em 9 dez 2023, 08h00
Saiba como lidar com as expectativas frustradas | (cookie_studio/Freepik)
Continua após publicidade

Quem nunca ficou extremamente frustrado pois esperava o mínimo e nem isso foi atendido? Ou será que é possível viver uma vida sem ter expectativas? O texto de hoje é para te auxiliar a lidar com esses sentimentos por aí!

“Crie tudo, só não crie expectativas”, uma frase que ouvimos com muita frequência, mas sinto lhe dizer, não tem como não as criar! O cérebro faz isso de forma automática e natural, de acordo com seus sonhos, desejos e histórico de vida. O que precisamos fazer é aprender a controlar essas expectativas e a lidar com as frustrações.

Sabe, a vida nos ensina muitas coisas, e uma delas é que nem sempre as coisas vão acontecer como esperamos. Isso pode nos deixar frustrados, mas não é o fim do mundo.

Para lidar melhor com essas situações, aqui vão algumas dicas:

1. Reconhecer o que esperamos: é normal ter expectativas, mas é preciso entender o que esperamos e se são realistas ou não.

Continua após a publicidade

2. Aceitar as coisas como são: entender que nem sempre as pessoas vão agir como esperamos é importante. Isso não significa que precisamos gostar disso, mas aceitar que não podemos controlar tudo.

3. Saber conversar e expressar suas vontades: ninguém lê a mente de ninguém! Por isso, conseguir se expressar de forma clara e honesta pode ajudar a evitar mal-entendidos.

4. Ser flexível: é importante aprender a se adaptar às mudanças e não ficar preso a uma ideia fixa do que deveria acontecer. Você pode moldar os seus sonhos a uma realidade possível!

Continua após a publicidade

Lidar com expectativas e frustrações não é fácil, mas podemos aprender a enfrentar isso de um jeito mais tranquilo. Não precisa se cobrar tanto, tá? Se dê um tempo, entenda o que mais te frustra e lembre-se de que está tudo bem não conseguir controlar tudo. Vamos juntos nessa jornada!


Oi, eu me chamo Priscila Conte Vieira, mas pode me chamar de Pri! Sou psicóloga, palestrante e mentora. Atuo na psicologia clínica, sou especialista em Psicologia Positiva, pós graduanda em Terapia Cognitivo Comportamental, master em autoconhecimento, coach de vida, practitioner em PNL e também criadora do Podcast Respira, não pira (que tal dar uma conferida lá no Spotify?!)

Continua após a publicidade

Estarei por aqui todas as semanas, abordando temas da Psicologia Positiva, felicidade, bem-estar e os auxiliando a serem as suas melhores versões, por meio do autoconhecimento e florescimento. Para saber mais sobre mim e me acompanhar no dia a dia, é só me seguir no Instagram! Estou por lá como @psi.priscilaconte Te vejo no próximo Sábado! Até mais <3

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.