Continua após publicidade

Frutas para as festas de fim de ano: nutricionista indica 10 opções

Profissional aponta as propriedades benéficas das frutas mais populares das festas de fim de ano

Por Ana Paula Ferreira
6 dez 2023, 12h31

As frutas são um dos itens indispensáveis nas festas de fim de ano, são apenas por tornarem a mesa da ceia mais colorida, mas também por darem mais sabor e beneficiarem a saúde.

“Bonitas e nutritivas, elas são essenciais nos encontros entre família e amigos, e equilibram os sabores das preparações. Versáteis, podem fazer parte da decoração, do prato principal e da sobremesa”, explica a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau.

Além disso, do ponto de vista nutricional, elas também são muito importantes para essa data, marcada por certos exageros com comidas mais pesadas e bebidas alcoólicas.

“De modo geral, as frutas fornecem água, fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes para o nosso organismo. Nas estações mais quentes, como no final do ano, podem ser boas aliadas da hidratação, principalmente nos dias de temperaturas mais altas ou quando praticamos atividades físicas.”

Frutas para as festas de fim de ano: quais escolher?

As frutas da estação, como lichia, romã, abacaxi, manga, cereja, nectarina, pêssego, ameixa, uva e morango são excelentes opções para compor a ceia.

“O abacaxi combina com carnes assadas, inclusive, ajudando muito na digestão proteica. Manga, romã, pêssego, ameixa e morango ficam ótimos nas saladas de folhas, mas as sobremesas são a melhor oportunidade para incluir todas as frutas no cardápio, frescas ou compondo bolos, tortas, geleias e caldas”, aponta a nutricionista.

Continua após a publicidade

Renata alerta, contudo, que é importante ter cuidado na hora da compra. “É preciso ter atenção na escolha para que estejam frescas e saudáveis. As maduras são mais saborosas e nutritivas.”

10 frutas para as festas de fim de ano

Retana Guirau selecionou 10 frutas que não podem faltar na mesa das festas de final de ano por serem opções que estão com a produção em alta nesta época e têm os melhores preços, aroma, sabor e frescor.

1

Lichia

Rica em vitamina C, cálcio e potássio, pode ser consumida in natura sozinha ou ser usada para a elaboração de doces, compotas e drinques refrescantes.

Continua após a publicidade
2

Cereja

Intensa e refrescante, é rica em vitaminas A, B e C, antioxidante e antocianina, substância anti-inflamatória. Boa fonte de minerais e fibras alimentares, tem propriedades diuréticas e laxativas, além de inibir o apetite. Pode ser usada para acompanhar doces ou em caldas e receitas de carne.

3

Romã

Continua após a publicidade

Reconhecida por seu poderoso poder antioxidante e anti-inflamatório, também é usada em doces, molhos, geleias, sucos e drinques.

4

Ameixa

Fonte de fibras alimentares e extremamente benéfica para a saúde do sistema gastrointestinal, também é fonte de vitaminas C, A e K, e minerais. Pode ser usada em receitas doces, salgadas e também nos drinques e sucos.

5
Continua após a publicidade

Abacaxi

Rico em vitamina C e betacaroteno, é um diurético natural e auxilia também no alívio de dores de estômago, além de ajudar na digestão de proteínas.

6

Pêssego

Com alto teor de fibras, regula o intestino e auxilia na prevenção de pedra nos rins. Antioxidante, também funciona como diurético e melhora o desempenho do fígado.

Continua após a publicidade
7

Manga

Rica em vitaminas A e C, é excelente para imunidade e saúde da pele. Consumida com a casca, aumenta o aporte de fibras. Pode ser usada em caldas, saladas de fruta e sorvete natural.

8

Nectarina

Tem alta concentração de vitaminas C, A e potássio. De sabor mais adocicado, fortalece o sistema imunológico, e suas fibras garantem um funcionamento regular do intestino.

9

Uva

Fortalece o sistema cardiovascular contra pressão alta e infarto. Rica em vitaminas K, C e antioxidantes como os flavonoides, é alimento com baixo índice glicêmico. Pode ser consumida fresca e usada em sucos, doces e drinques.

1 0

Morango

Rica em vitaminas C, A, E, B5 e B6, é fonte de cálcio, potássio, ferro, selênio, magnésio e antioxidantes. Protege as células contra os efeitos dos radicais livres e ajuda na imunidade e prevenção da artrite reumatoide, doenças cardiovasculares e relacionadas ao envelhecimento.

Publicidade