Priscila Conte Vieira: a psicóloga especialista em psicologia positiva é a nova colunista da BOA FORMA Terapia e felicidade, com Priscila Conte Vieira A psicóloga Priscila Conte Vieira (CRP 08/30418), especialista em psicologia positiva, auxilia você a ter uma vida mais leve e mais feliz!

O que fazer em dias difíceis

Não existe uma vida sem problemas, mas uma lista de coisas simples que te fazem bem pode ajudar a achar luz no fim do túnel

Por Priscila Conte Vieira Atualizado em 21 ago 2021, 11h47 - Publicado em 21 ago 2021, 08h00

Nem sempre nossos dias saem conforme o esperado, às vezes acordamos tristes, recebemos alguma notícia difícil, passamos por problemas, descobrimos coisas que não nos agradam, vivemos desafios pessoais, profissionais e assim vai. Mas, para você que quer saber como lidar com esses dias e viver um pouquinho mais leve, vem ler esse texto que vou te ajudar! 

Não existe uma vida sem problemas, mas o que de fato importa é a forma como nós lidamos com os nossos problemas! Uma vez ouvi minha professora contando que conheceu um monge e que ele a relatou que também ficava estressado, mas que a diferença era que ele sabia o que fazer nesses momentos, para não levar uma vida estressante

Sabe, nem sempre lembramos do que fazer quando estamos no meio do caos, então, primeiro de tudo, quero te convidar a escrever uma lista, pode ser em um post-it, em um caderno ou até mesmo no seu celular, com algumas coisas simples que te fazem bem. Esse será um pequeno lembrete para ter em mãos, como um kit-sobrevivência nos dias tensos. 

Segue alguns exemplos, talvez você goste de: fazer carinho no seu pet, tomar um banho quentinho, beber algum chá, ler um livro, ver um filme específico, conversar com x amigo, comer alguma coisa gostosa, sair para caminhar, ouvir certa playlist, ver vídeos de bebês e gatinhos, ouvir um podcast, desenhar, treinar, meditar, jogar x joguinho… Perceba quais são as pequenas coisas, que não te exigem tanto esforço, que te façam bem e anote-as!

Ótimo, a partir disso, você só precisa se recordar de acessar a lista!

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Outros pontos importantes e que nós esquecemos quando estamos vivendo esses dias desafiadores:

  1. Respirar fundo! Pois é, simples assim! A respiração profunda e consciente aumenta nossos níveis de GABA, que é o neurotransmissor da calma e do relaxamento! 
  2. Lembrar que isso vai passar! Afinal, você já enfrentou todos os seus piores dias até hoje.
  3. Pensar que a sua vida toda não é apenas esse evento! Isso é só parte da sua história, mas não toda ela!
  4. Imaginar a situação como se você fosse um drone e pudesse ver tudo de cima, e não apenas da sua perspectiva. Quando estamos vendo de um único ângulo, a situação pode parecer ter uma dimensão maior do que de fato é e quando vemos ela como um todo, podemos analisar de várias facetas.
  5. Se recordar que o problema tem o tamanho que nós damos a ele. Sim, às vezes temos a tendência a dramatizar e viver aquilo de uma forma intensa. Então pare e analise o que está acontecendo e veja o problema apenas como um problema (eu sei, isso é bem desafiador)!
  6. Até nos nossos piores dias, coisas boas acontecem, então foque a sua atenção nisso! Eu já contei para vocês aqui que mesmo no dia do velório do meu avô (que foi no dia do meu aniversário) eu tive um micro momento de positividade que mudou tudo! Ganhei um abraço que me fez tão bem e quando lembro daquele dia, por mais difícil que tenha sido, também me recordo dessa lembrança boa. E, se por acaso ainda nada de bom aconteceu, crie você esse momento! Faça algo lá da sua lista!!
  7. Planeje o que você pode fazer para melhorar essa situação, e se a resposta for “não tem nada o que eu possa fazer” ou “eu não controlo isso” então solucionado está e não adianta entrarmos em sofrimento por algo que não podemos mudar e cabe a nós aceitar e deixar fluir.
  8. Lembre-se que você não é a sua emoção! Você apenas sente, mas você não é a tristeza ou a raiva! Isso também vai passar e em algum momento você vai se sentir feliz de novo! 
  9. Tente se recordar de outras situações difíceis que você já enfrentou e quais características você colocou em prática para passar por elas! Talvez agora você só precise colocar isso em ação novamente!
  10. E o mais importante: Saiba que você é capaz de lidar com isso! Vai ficar tudo bem e eu estou contigo nessa jornada! Enfrente esse desafio e vamos juntos! 

Todos nós passamos por momentos super difíceis e desafiadores, mas, se colocarmos essas dicas em prática, tenho certeza que, mesmo nos piores dias, conseguiremos encontrar uma luz no final do túnel! 

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Oi, eu me chamo Priscila Conte Vieira, mas pode me chamar de Pri! Sou psicóloga, palestrante e mentora. Atuo na psicologia clínica, sou especialista em Psicologia Positiva, pós graduanda em Terapia Cognitivo Comportamental, master em autoconhecimento, coach de vida, practitioner em PNL e também criadora do Podcast Respira, não pira (que tal dar uma conferida lá no Spotify?!)

Estarei por aqui todas as semanas, abordando temas da Psicologia Positiva, felicidade, bem-estar e os auxiliando a serem as suas melhores versões, por meio do autoconhecimento e florescimento. Para saber mais sobre mim e me acompanhar no dia a dia, é só me seguir no Instagram! Estou por lá como @psi.priscilaconte Te vejo no próximo Sábado! Até mais <3 

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