Imagem Blog

Terapia e felicidade, com Priscila Conte Vieira

A psicóloga Priscila Conte Vieira (CRP 08/30418), especialista em psicologia positiva, auxilia você a ter uma vida mais leve e mais feliz!
Continua após publicidade

Qual a sua forma de ver a vida?

Por Priscila Conte Vieira
29 abr 2023, 08h00

Às vezes, pode ser difícil manter uma perspectiva positiva na vida. Todos nós passamos por momentos difíceis e podemos facilmente nos sentir sobrecarregados pelos desafios que enfrentamos. No entanto, é importante lembrar que uma perspectiva mais otimista pode ter muitos benefícios para a nossa saúde mental e física.

Quando nos concentramos no lado positivo das coisas, podemos sentir uma sensação de bem-estar geral e felicidade. Isso pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade, e até mesmo melhorar a nossa qualidade de sono. Um estudo descobriu que as pessoas que são mais otimistas tendem a ter um risco menor de desenvolver depressão e outros transtornos mentais.

Muitas vezes, tendemos a olhar para o negativo, e nos preocupamos com o que pode dar errado em vez de nos concentrarmos no que deu certo. É fundamental dizer que buscar um olhar mais otimista da vida não significa ignorar os desafios e problemas que surgem, mas sim abordá-los de uma maneira positiva e produtiva. Quando somos mais otimistas, tendemos a ver as coisas de forma mais equilibrada e realista, o que pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade.

Uma forma de mudar a nossa perspectiva para uma mais otimista é começar a pensar no que deu certo, em vez de se concentrar no que deu errado. É fácil cair na armadilha de se preocupar com o que pode dar errado, mas ao nos concentrarmos no que deu certo, podemos treinar o nosso cérebro para procurar coisas positivas e aprender com elas.

Continua após a publicidade

Também precisamos aprender a entender a nós mesmos e nossas emoções. Quando sabemos o que precisamos para nos sentirmos mais capazes de lidar com os desafios, podemos encontrar maneiras de nos apoiar e lidar com os desafios com mais facilidade. Em vez de nos concentrar apenas nas nossas incapacidades, podemos nos concentrar em como podemos usar nossas forças e habilidades para superar os desafios. Ou seja, ao invés de focar apenas no “eu estou insegura”, o que me traria segurança?

Aqui estão três ferramentas para melhorar seu otimismo:

1
Continua após a publicidade

Praticar a gratidão

Quando nos concentrarmos nas coisas pelas quais somos gratos, podemos mudar nossa perspectiva para uma mais positiva. Fazer uma lista de coisas pelas quais somos gratos todos os dias pode ser uma ótima maneira de cultivar um senso de gratidão.

2
Continua após a publicidade

Visualizar o sucesso

Quando enfrentamos um desafio, podemos visualizar o sucesso em vez do fracasso. Ao visualizar uma solução positiva, podemos treinar nosso cérebro para procurar soluções em vez de se concentrar nos problemas.

3
Continua após a publicidade

Aprender com os erros

Em vez de se concentrar nos erros que cometemos, podemos aprender com eles e usá-los como oportunidades de crescimento. Quando vemos nossos erros como lições valiosas, podemos mudar nossa perspectiva para uma mais positiva e produtiva.

Quando eu passei a olhar a minha vida com mais otimismo, tudo mudou! Me tornei menos reclamona, menos estressada e passei a assumir as responsabilidades que eram minhas e não em culpar os outros. Te convido a fazer o mesmo, a mudar sua perspectiva para uma mais otimista! 

Continua após a publicidade

_______________________________________________________________________

Oi, eu me chamo Priscila Conte Vieira, mas pode me chamar de Pri! Sou psicóloga, palestrante e mentora. Atuo na psicologia clínica, sou especialista em Psicologia Positiva, pós graduanda em Terapia Cognitivo Comportamental, master em autoconhecimento, coach de vida, practitioner em PNL e também criadora do Podcast Respira, não pira (que tal dar uma conferida lá no Spotify?!)

Estarei por aqui todas as semanas, abordando temas da Psicologia Positiva, felicidade, bem-estar e os auxiliando a serem as suas melhores versões, por meio do autoconhecimento e florescimento. Para saber mais sobre mim e me acompanhar no dia a dia, é só me seguir no Instagram! Estou por lá como @psi.priscilaconte Te vejo no próximo Sábado! Até mais <3 

Publicidade