3 truques para deixar a sua massa levinha
Algumas táticas simples que vão baixar o índice glicêmico da massa!
A primeira boa notícia para quem ama uma pasta, mas cortou a opção do cardápio com medo de engordar: “O índice glicêmico dessa fonte de carboidrato é 50% mais baixo que o do arroz, mesmo do integral”, afirma a nutricionista Vanderli Marchiori, de São Paulo. A outra novidade que pode tirar esse prato do banco dos réus é substituir parte do espaguete tradicional por “espaguete” de legumes – tendência nos restaurantes com uma pegada saudável, que diminui ainda mais a velocidade com que a massa é transformada em açúcar no sangue, além de deixá-la leve e saciar mais. Que tal aproveitar essas dicas na sua próxima receita? Ela vai engordar três vezes menos.
A nutricionista Alessandra Luglio, que acaba de chegar do World Pasta Day & Congress, em Milão (Itália), sugere outras estratégias para fazer com que esse alimento pese menos na sua dieta.
1. Escolha uma massa integral (boa em fibras) ou grano duro (contém mais proteína) e cozinhe al dente – assim, o amido (o carboidrato do macarrão) se mantém mais resistente. Resultado: ele é digerido mais devagar e fornece energia aos poucos, sem contribuir com novos estoques de gordura – desde que consumido sem exageros, é claro!
2. Substitua parte do macarrão por abobrinha cortada em tiras finas, no formato de espaguete. Uma xícara do “espaguete” vegetal tem 166 calorias a menos que a massa tradicional.
3. No fim da preparação, polvilhe sementes de girassol e de gergelim ou regue com um fio de azeite. Os ingredientes, ricos em gordura boa, ajudam a reduzir o índice glicêmico da receita e a saciar mais. “Adicionar vegetais e gorduras saudáveis traz outra vantagem: transforma a massa em um prato único e equilibrado em nutrientes”, conclui Alessandra Luglio.