5 benefícios do gengibre para quem pratica atividade física

Confira o que a raiz pode fazer pelo seu organismo

Seja no suco, na sopa ou nos pratos, você já deve ter lançado mão do gengibre para preparar alguma refeição. Apesar do gosto forte, a raiz é uma ótima opção para quem gosta de malhar e quer zelar pela saúde. Por isso, listamos seus principais benefícios:

1. Diminui a dor muscular
Por conter uma substância chamada gingerol em sua composição, ele apresenta propriedades anti-inflamatórias. Um estudo publicado no periódico The Journal of Pain descobriu que seu consumo, além de controlar a inflamação dos tecidos, ajuda na recuperação dos músculos após uma sessão de exercícios.

2. Alivia cólicas
Nada de pular a academia naqueles dias! Alguns estudos sugerem que o alimento seja tão poderoso quanto o ibuprofeno. “Ele tem efeito analgésico, o que contribui para minimizar o desconforto que aparece no início do ciclo”, conta Alan Tiago Scaglione, nutricionista da Estima Nutrição, em São Paulo.

Descubra como: Cólica menstrual: alívio para as pontadas

Reduz a dor nas juntas
Como falamos, o gengibre é um analgésico e anti-inflamatório natural. “Isso significa que ele diminui os receptores de dor e atua diretamente nas terminações nervosas, melhorando casos de artrites”, conta o especialista. E o melhor de tudo: sem efeitos colaterais que podem ser causados por medicamentos.

Previne tonturas
Não vai ter tempo de comer direito antes do treino? Aposte no chá de gengibre para passar longe da tontura que pode aparecer após o esforço. Uma das hipóteses do porquê a raiz funciona é o efeito que ela tem sobre os receptores de serotonina no cérebro.

Leia mais: 5 motivos para incluir o gengibre na sua bebida

Alivia náuseas
O gingerol – novamente ele – também é conhecido por relaxar os músculos gastrointestinais, que, quando irritados, podem causar enjoos. De acordo com uma pesquisa realizada pela Mayo Clinic, nos Estados Unidos, combinar o gengibre com medicamentos que combatem as náuseas pode até aliviar enjoos causados pela quimioterapia.

 

 

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  1. Eu uso o gengibre mais é em chá. Vai ver é por isso que minhas cólicas no período menstrual não tem sido tão fortes. As receitas de chá onde vai o gengibre, pego neste site e vou variando pra não enjoar do gostoque é bem marcante.

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