5 boas e 4 más notícias sobre o chocolate

Se você é da turma das chocólatras, provavelmente comemora toda vez que um novo estudo mostra os benefícios que a tentação proporciona à saúde. Mas existem alguns motivos que explicam porque ir à loja mais próxima para comprar uma caixa do seu bombom preferido não é sempre uma boa opção

Quando se trata da sua saúde, o chocolate deixa dúvidas: ele é cheio de antioxidantes, mas muitos tipos também incluem uma quantidade enorme de açúcar. Preocupados com esse tipo de questão, os cientistas foram mais afundo no assunto para delinear os prós e os contras de se entregar ao desejo do doce.

A maioria dos benefícios do chocolate vem do cacau, especificamente dos flavonoides. Eles são responsáveis ​​pelo sabor distinto de chocolate, e protegem seu corpo contra uma série de doenças, incluindo asma, diabetes e alguns tipos de câncer. Graças a essa substância, os cientistas têm relacionado o consumo de cacau com os seguintes benefícios para a saúde:

1. Pode fortalecer o seu coração

O chocolate amargo é uma alternativa para reduzir a pressão arterial e melhorar o fluxo sanguíneo, dois aspectos importantes para se ter um coração saudável.

2. Ele pode retardar a perda de memória

À medida que envelhecemos, podemos nos tornar esquecidas. Mas um estudo descobriu que os flavonoides do cacau podem colocar freios nos lapsos de memória, que temos de vez em quando, e estão relacionados com a idade.  

3. Pode ajudar a lidar com o stress

Devorar um bombom quando você está se sentindo sobrecarregado pode não ser tão ruim. Afinal, o chocolate amargo ajuda a regular o stress – está liberado manter um docinho escondido na gaveta de sua mesa.

4. Pode reduzir o risco de diabetes

Os polifenóis, encontrados no chocolate, ajudam a regular o açúcar no sangue, melhorando a resistência à insulina e o controle da doença.

5. Se você estiver grávida, pode ajudar o seu bebê a se mexer

Estudos mostram que os bebês se movimentam mais quando suas mães comem chocolate.

Mas há uma ressalva importante quando se fala sobre os benefícios do cacau: nem todo chocolate é igual. Processamentos, adição de açúcar e laticínios nas opções ao leite, podem tirar sua função nutricional. Portanto, antes de sair correndo para estocar o seu docinho predileto, certifique-se que você está ciente desses potenciais riscos à saúde:

1. Pode ser viciante

Como a maioria das tentações, o chocolate pode ser difícil de largar. E um estudo recente mostrou que é um dos alimentos mais viciantes para os adolescentes. E aqui vale a regra geral: a moderação é fundamental, mesmo que o chocolate tenha alguns benefícios para a saúde.

2. Pode ser ruim para a sua pele

Se você tem tendência à acne, abusar da delícia pode piorar a situação, graças ao alto teor de gordura.

3. Ele pode causar pedras nos rins

Isso acontece porque o chocolate contém oxalatos, que têm sido associados a pedras nos rins. Mas você só precisa se preocupar se estiver risco para desenvolver o problema.

4. Pode deixá-la ansiosa

Se você come bastante chocolate (estamos falando de pelo menos 5 xícaras), você pode obter um aumento de energia. Mas, provavelmente, você terá que lidar com os efeitos colaterais negativos relacionados a ansiedade, desidratação, diarreia, irritabilidade e nervosismo.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s