5 erros para evitar ao começar uma dieta pós-festas

Agora é a hora certa de dar aquele 'restart' e mudar hábitos de uma vez por todas!

Por Redação Boa Forma Atualizado em 4 jan 2017, 12h21 - Publicado em 27 dez 2016, 15h29

Quando as festas de fim de ano acabam, para algumas mulheres, é a hora certa de dar aquele restart e mudar hábitos para ter uma vida mais saudável — emagrecer alguns quilinhos, ganhar massa magra, participar de uma prova de corrida de rua e assim por diante. Aqui vão algumas dicas para você evitar e passar longe do famoso efeito sanfona (aquele engorda, emagrece constante), que pode acabar com seu metabolismo e impedir que você consiga o shape que deseja (seja ele qual for!).

Certifique-se de que não está pisando na bola consigo mesma ao…

1. Comer alimentos de que você não gosta

Não adianta se iludir, provavelmente você não vai se apaixonar por espinafre da noite para o dia — claro que isso pode acontecer com o tempo, ao passo que seu paladar se acostuma. Inclusive, muitas pessoas não seguem por muito tempo cardápios muito restritivos por esse motivo, geralmente eles limitam muito os ingredientes e você acaba tendo que comer o que não gosta. 

via GIPHY

Dica: Tente se aventurar no mundo da gastronomia saudável. Se você não gosta do espinafre sozinho, tente fazê-lo em uma omelete ou no suco verde com frutas, por exemplo. Ao refogar, faça bom proveito de temperos e especiarias. 

Leia mais: 10 maneiras para recarregar as energias para 2017

2. Esperar resultados imediatos

As comemorações que você provavelmente fez ao longo de dezembro não serão desfeitas depois de uma semana de cardápio limpo e exercícios — ou até mesmo depois de um mês. Vá com calma, não tenha objetivos inatingíveis, como nunca mais comer sua comida favorita para tentar perder 10 quilos em quatro semanas. Não se permitir esporadicamente será uma grande tortura e mais, tentar perder muitos quilos em poucos dias poderá ser uma decepção e talvez um saco de salgadinhos te console —  ou seja, evite!

via GIPHY

Dica: Tenha pequenas metas, que vão se acumular até que você chegue ao seu objetivo final. Isso significa que você pode evitar um pouco, mas não totalmente, o seu restaurante favorito. Quando o assunto é balança, tente desapegar!

3. Não ter comida saudável pronta na geladeira

Em tempos de festas de fim de ano, a comida é abundante, não é mesmo? É fácil beliscar toda hora alguma comidinha boa (e calórica!). Quando passar essa fase, deixe boas opções de comidas prontas e semi-prontas na sua geladeira. Dessa forma, quando você estiver com fome, recorrer ao delivery nem passará pela sua cabeça. 

Continua após a publicidade

via GIPHY

Dica: Deixe saladas e legumes higienizados na geladeira e separados em potes. Além disso, congelar porções individuais de carnes no congelador também é uma boa, pois poderão ser de grande ajuda depois de um dia cansativo de trabalho.

Leia mais: 5 hábitos fitness e alimentares que você deve abandonar em 2017

4. Não prestar atenção aos rótulos dos alimentos

Ter um pouco mais de critério na hora de comprar produtos industrializados pode ajudar você na hora da dieta, já que muitos produtos são cheios de açúcar, conservantes e corantes (inflamatórios para o organismo). Leia os rótulos e descubra exatamente o que contém ali dentro para saber se tudo é permitido no seu menu. 

via GIPHY

Dica: prefira sempre produtos com boas doses de fibras e proteína. Ou melhor, aqueles que não são embalados. 

5. Não ter um plano para momentos de fraqueza

Se você costuma descontar as frustrações da vida em alguma comida gostosa, talvez apareçam momentos de apuros durante esse período de alimentação mais limpa. E tudo bem, isso só precisa estar nos seus planos.

via GIPHY

Dica: Quando isso acontecer, procure outras saídas, como investir em uma massagem, visitar um salão de beleza, dar alguns golpes no saco de pancadas ou até meditar na sala da sua casa — ou tudo isso no mesmo dia!

  • Continua após a publicidade
    Publicidade