6 alimentos para emagrecer sem perder o humor

Comer menos carboidrato mexe com seu ânimo? Aposte nestes itens que vão fazer você ficar bem-humorada durante a dieta

Por Eliane Contreras Atualizado em 24 jan 2018, 10h39 - Publicado em 23 jan 2018, 15h00

As dietas que priorizam proteína continuam em alta, mas tem gente que fica de mau humor só de pensar em reduzir pão e massa. Dá para entender: “Cortar carboidrato pode interferir na química do cérebro provocando a queda da taxa de serotonina, o neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem-estar”, diz Andrea Bottoni, professor da Universidade de Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo. Mesmo assim, vale tentar – com orientação, é claro!

Só que é importante combinar a proteína com vitaminas, minerais e gorduras boas que agem no sistema nervoso central, melhorando o humor. “Considerados nutrientes inteligentes, eles também favorecem a produção de neurotransmissores importantes para a memória e o controle do stress e outros distúrbios emocionais“, completa Andrea.

Veja onde encontrar esses aliados e garanta sua cota diária de felicidade – mesmo fazendo dieta!

Feliz com poucas calorias

Se você está mantendo distância do pão porque quer emagrecer, aposte nestes nutrientes. Eles garantem bom humor e bem-estar:

1. Acerola

É campeã em vitamina C, substância essencial na formação dos neurotranmissores dopamina e noradrenalina. A ausência dessa vitamina no organismo pode provocar ansiedade. Outras boas opções: goiaba, kiwi, laranja.

2. Atum

Fonte de vitamina B3, mais um nutriente considerado importante para manter a ansiedade sob controle. Outras boas opções: arenque, salmão.

Continua após a publicidade

3. Banana

Carrega vitamina B6, que, em déficit no organismo, prejudica a formação de serotonina e dopamina. Outras boas opções: couve-de-bruxelas, milho.

4. Ovo

Contém vitaminas do complexo B, que ajuda a modular o humor. Outras boas opções: carnes e leite magros.

5. Abacate

Máscara de abacate
kazmulka/Thinkstock/Getty Images

Contém lítio, substância que estimula o prazer. Outras boas opções: leite magro, nozes, cogumelo.

Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias de BOA FORMA  

6. Chocolate

Com fenilalanina, melhora o humor mesmo quando consumido em pequenas porções e na versão com alta concentração de cacau (70% ou mais).

Continua após a publicidade

Publicidade