6 dicas de especialistas sobre como começar a dieta

Listamos as orientações mais importantes que você precisa saber antes de iniciar seu processo de emagrecimento

Por Caroline Randmer (colaboradora)
Atualizado em 21 out 2024, 17h40 - Publicado em 16 jan 2018, 18h15
Mulher segurando uma colher com cereal e suco de em uma mesa branca
 (puhhha/Thinkstock/Getty Images)
Continua após publicidade

1. Saiba o que você quer

O início do ano trouxe de carona a vontade de mudar? Aproveite a onda e pare um minuto para pensar no que exatamente você deseja. Seja eliminar aqueles últimos quilinhos da balança, seja fazer uma reeducação alimentar completa para emagrecer e melhorar sua qualidade de vida, o importante é que seu objetivo maior esteja claro.

 

2. Procure um profissional

Antes de iniciar qualquer dieta, busque a ajuda de um nutricionista. “O especialista vai auxiliá-la na definição do melhor plano alimentar a ser seguido de acordo com sua saúde física e mental”, conta Maria Flavia Sgavioli, nutricionista da Estima Nutrição, em São Paulo.

3. Fracione suas metas

São elas que vão manter você motivada durante o processo, então, lembre-se de estabelecê-las de forma realista. Tentar perder 10 quilos em duas semanas só vai deixá-la frustrada. “Dar um passo de cada vez é o segredo para tornar a alimentação saudável e o emagrecimento em hábitos”, diz a especialista.

Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias de BOA FORMA

4. Comece o quanto antes

O importante é começar. Não espere condições perfeitas – aperte o play e vá adaptando ao longo do caminho. “Toda mudança inicial exige um esforço maior, mas com o tempo, novos hábitos se tornam rotina, o que acaba tornando tudo mais fácil”, explica Maria Flavia.

Continua após a publicidade

5. Organize-se bem

De nada vale planejar, planejar e planejar se a execução não funcionar do jeito que deveria. Organize as compras da semana, os horários de refeições do dia, o cardápio ao longo da semana, as marmitas… “Às vezes, a dificuldade em se manter na dieta nada mais é do que a exposição constante a situações não planejadas”, conta Maria Flavia.

 

 

6. Mantenha um diário alimentar

Anotar o que você come durante o dia ajuda a mapear suas escolhas. Isso faz com que fique mais fácil perceber onde e quando as escorregadas estão acontecendo. Por isso, para identificar e fugir da tentação, registre todos os detalhes da sua alimentação em um caderninho dedicado especialmente a isso.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.