6 dicas de especialistas sobre como começar a dieta

Listamos as orientações mais importantes que você precisa saber antes de iniciar seu processo de emagrecimento

Por Caroline Randmer (colaboradora) Atualizado em 19 jan 2018, 17h19 - Publicado em 16 jan 2018, 18h15

1. Saiba o que você quer

O início do ano trouxe de carona a vontade de mudar? Aproveite a onda e pare um minuto para pensar no que exatamente você deseja. Seja eliminar aqueles últimos quilinhos da balança, seja fazer uma reeducação alimentar completa para emagrecer e melhorar sua qualidade de vida, o importante é que seu objetivo maior esteja claro.

  •  

    2. Procure um profissional

    Antes de iniciar qualquer dieta, busque a ajuda de um nutricionista. “O especialista vai auxiliá-la na definição do melhor plano alimentar a ser seguido de acordo com sua saúde física e mental”, conta Maria Flavia Sgavioli, nutricionista da Estima Nutrição, em São Paulo.

    3. Fracione suas metas

    São elas que vão manter você motivada durante o processo, então, lembre-se de estabelecê-las de forma realista. Tentar perder 10 quilos em duas semanas só vai deixá-la frustrada. “Dar um passo de cada vez é o segredo para tornar a alimentação saudável e o emagrecimento em hábitos”, diz a especialista.

    Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias de BOA FORMA

    4. Comece o quanto antes

    O importante é começar. Não espere condições perfeitas – aperte o play e vá adaptando ao longo do caminho. “Toda mudança inicial exige um esforço maior, mas com o tempo, novos hábitos se tornam rotina, o que acaba tornando tudo mais fácil”, explica Maria Flavia.

    Continua após a publicidade

    5. Organize-se bem

    De nada vale planejar, planejar e planejar se a execução não funcionar do jeito que deveria. Organize as compras da semana, os horários de refeições do dia, o cardápio ao longo da semana, as marmitas… “Às vezes, a dificuldade em se manter na dieta nada mais é do que a exposição constante a situações não planejadas”, conta Maria Flavia.

     

  •  

    6. Mantenha um diário alimentar

    Anotar o que você come durante o dia ajuda a mapear suas escolhas. Isso faz com que fique mais fácil perceber onde e quando as escorregadas estão acontecendo. Por isso, para identificar e fugir da tentação, registre todos os detalhes da sua alimentação em um caderninho dedicado especialmente a isso.

    Continua após a publicidade
    Publicidade