Bactérias antibarriguinha

A saúde do seu intestino é fundamental para manter a silhueta fininha. Descubra o que incluir no cardápio para manter o abdômen sequinho

Por Eliane Contreras Atualizado em 8 nov 2016, 17h50 - Publicado em 20 jan 2015, 09h55

Dieta e exercício nem sempre são suficentes para acabar com os quilinhos extras. A saúde do intestino também pode interferir nessa missão – quanto mais micro-organismos do bem ele abrigar, melhor é o controle do peso. Um estudo da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, revelou que os tipos de bactéria presentes na  microbiota intestinal mudavam de acordo com o peso das pessoas. As magras tinham um maior número de Bacteroidetes (apelidadas de amigas da balança). Já aquelas com sobrepeso carregavam uma quantidade maior de Firmicutes (bactérias da obesidade). Até mesmo quando houve uma redução de gordura entre os voluntários da pesquisa, notou-se a troca na escala dessas habitantes. Pedro Assed, endocrinologista do Rio de Janeiro, indica alguns passos para você fortalecer o exército de bactérias aliadas no seu intestino.

  1. Coma mais alimentos ricos em fibras, como alface, castanhas e frutas (com a casca, quando possível).
  2. Evite os produtos muito processados e consuma os crus com mais frequência.
  3. Não tome antibióticos desnecessariamente.
  4. Consuma alho, mel e óleo de coco. Eles ajudam a reduzir as bactérias patogênicas.
  5. Aposte nos iogurtes com probióticos
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