Caminhar mascando chiclete pode ajudar na perda de peso, aponta estudo

Pesquisa japonesa mostra que mastigar a goma durante o exercício faz o corpo gastar mais energia

Mascar chiclete já é uma estratégia conhecida para driblar a vontade de atacar aquela sobremesa do buffet. Mas um novo estudo da Universidade Waseda, no Japão, mostra que, para turbinar a perda de peso, essa também pode ser uma estratégia durante o exercício.

O trabalho – publicado em abril de 2018 no periódico científico Journal of Physical Therapy Science – envolveu cerca de 50 homens e mulheres com idades entre 21 e 69 anos. Num primeiro momento, os participantes foram instruídos a caminhar durante 15 minutos, num ritmo normal, enquanto mascavam chiclete; em outra fase, os voluntários fizeram o mesmo exercício, mas, no lugar da goma, ingeriram um pó cujos ingredientes são os mesmos do doce de mastigar. Fatores como frequência cardíaca, quantidade de passos e gasto calórico foram medidos pelos cientistas ao longo de toda a investigação.

Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias de BOA FORMA

Os resultados mostraram que andar com a guloseima na boca fez com que os participantes – principalmente os homens mais velhos – percorressem distâncias maiores e gastassem mais energia. Os mecanismos por trás desse efeito ainda não estão claros, mas os autores acreditam que tenha a ver com o fato de que, ao mascar um chiclete, o ritmo do coração acelera, o que contribui para que o corpo todo trabalhe mais.

Veja também

Os pesquisadores japoneses ainda pretendem se aprofundar na investigação, então, vá com calma! Prefira as versões sem açúcar do doce e nunca fique com ele na boca por muito tempo, especialmente se tiver o estômago sensível. E, caso você pratique atividades intensas, melhor dispensar a goma para não correr o risco de engasgar durante o treino.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s