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Como lidar com pessoas que sabotam sua dieta

Manter por perto amigos que apoiam e compreendem o processo de perda de peso é essencial para alcançar seus objetivos

Por Giulia Granchi
Atualizado em 10 mar 2017, 19h48 - Publicado em 8 fev 2017, 19h34

Se você já passou por um processo de perda de peso, é provável que tenha ouvido comentários pouco encorajadores como “Mas você só vai comer isso?” ou “Você não sente fome o dia inteiro”?. A forma como o círculo social em que vivemos interfere de forma negativa, consciente ou inconscientemente, na luta daqueles que estão tentando emagrecer é justamente o foco de um novo estudo da Universidade do Estado da Carolina do Norte, nos Estador Unidos.

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Na pesquisa, todos os voluntários (21 mulheres e 19 homens) que perderam quantidades significativas de peso (cerca de 35 kg) relataram conviver com alguns indivíduos que tentavam sabotar seus esforços e resultados.

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Veja também: Estudo descobre estratégia para deixar de comer compulsivamente

“Muitas vezes, quando alguém perde peso, os esforços dessa pessoa são minimizados por amigos, familiares ou colegas de trabalho, que fazem observações sarcásticas sobre hábitos alimentares saudáveis ou dizem que eles vão ganhar todo o peso de volta”, explicou Lynsey Romo, professora da universidade e principal autora de um artigo que descreve o estudo.

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No experimento, também foram examinadas as estratégias dos participantes para evitar o desconforto causado pelos ataques negativos e introduzir o processo de emagrecimento de modo mais confortável em seus círculos sociais. Os voluntários usaram as seguintes táticas para manter seus esforços de perda de peso:

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Alguns participantes ainda falavam de forma assertiva quando pressionados por pessoas de seu círculo social, dizendo, por exemplo: “Está é uma decisão minha”. Outros também escolheram sair apenas com os amigos mais solidários e que entendiam melhor suas decisões.

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“Em geral, o estudo destacou como as relações são importantes para fazer mudanças de estilo de vida efetivas – e a importância da comunicação para conduzir esses relacionamentos“, concluiu Linsey.

 

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