Dieta Gracie: novo programa promete mudar seus hábitos em 2 meses

Nova edição do livro da dieta criada pela família Gracie traz um jeito inovador de fazer você incluir de vez atitudes saudáveis na rotina

O que comer para ganhar um corpo com músculos bem desenhados e pouquíssima gordura? Muita gente procura essa resposta nas redes sociais das musas – e “musos” – fitness que surgiram nos últimos anos. Mas que tal beber na fonte dos Gracie, família campeã de jiu-jitsu? No último dia 17 de outubro, fomos conferir o lançamento da segunda edição do livro A Dieta Gracie (editora Benvirá), de Rorion Gracie, que vive nos Estados Unidos e é um dos criadores do Ultimate Fighting Championship (UFC). A nova versão traz, além do plano alimentar seguido pelo clã há mais de seis décadas, um programa para ajudar as pessoas a adotarem os hábitos propostos pela dieta.

Leia mais: 80% dos brasileiros querem comer direito, mas não conseguem

“Um dos grandes problemas do primeiro livro é que as pessoas compravam, liam, mas deixavam na prateleira. Não adianta: sem usar o conceito, sua saúde não vai melhorar”, comenta Gracie. A saída encontrada por ele foi criar um sistema de graduação de faixas, em que, assim como no jiu-jístu, você muda de nível após adquirir habilidades – que, na dieta, são novos hábitos.

Faixas a Dieta Gracie

 (Reprodução/Editora Benvirá)

A ideia do cronograma é que, a cada duas semanas, a pessoa mude de faixa, somando novos hábitos aos já adquiridos na etapa anterior. Após pouco mais de dois meses, espera-se que ela já seja faixa preta – ou seja, que tenha adotado vez um estilo de vida mais saudável.

Entenda: O que você precisa saber sobre os 6 tipos de gordura do seu corpo

Combinação de alimentos

A Dieta Gracie é famosa pela proposta de combinar ingredientes a fim de evitar a fermentação e acidez do sangue durante o processo digestivo. “Misturar alguns alimentos na mesma refeição faz bem para a saúde e o controle de peso. Já os que não combinam entre si vão trazer consequências negativas”, diz Rorion, que, embora não tenha formação na área da saúde, se considera um autodidata em nutrição. “Os princípios da nossa dieta não foram comprovados cientificamente em laboratórios. No entanto, vejo a minha saúde, a dos membros de minha família e de milhares de amigos e alunos como um testemunho de seus benefícios”, afirma.

Várias celebridades já aderiram ao modelo alimentar. Recentemente, a atriz Gloria Pires revelou que segue a dieta, que também já foi feita por sua filha, Cléo Pires. “Estou me sentindo muito bem. As pessoas associam a palavra dieta à restrição alimentar e não é bem assim. Eu posso comer de tudo. Não precisa tirar carne e nem glúten. O segredo é não repetir a mesma comida por 24 horas”, disse Gloria, em entrevista à revista ESTILO.

O método divide os alimentos em seis grupos, que podem ser compatíveis ou incompatíveis. Conheça cada um deles:

Grupo A

Legumes e verduras (todos); carnes (todas menos a de porco, proibida na dieta) e frutos do mar (todos); gordura e oleaginosas (abacate, amêndoa, azeite de oliva, cacau, castanhas em geral, coco seco, gergelim, manteiga, queijo derretido): combinam entre si e com alimentos do Grupo B.

Grupo B

Amidos (arroz, aveia, batata, batata-doce, feijão (seco), soja (seca), lentilha, quinua, centeio, mandioca e derivados, milho (seco) e derivados, trigo (e derivados). Combinam com os alimentos do grupo A, mas não entre si (você não pode comer arroz e feijão na mesma refeição, assim como misturar batata-doce e tapioca, derivada da mandioca).

Grupo C

Frutas doces (banana desidratada ou cozida, caqui, figo, laranja lima, mamão, melancia, melão, tâmara, uva-passa), alimentos doces (açúcares em geral, mel de abelha, xarope de agave, melado de cana), queijos frescos e cremosos (queijo-de-minas frescal, ricota, cottage, queijo prato, requeijão) e chás de ervas ou de cascas (camomila, erva-doce, maçã, mate, preto). Combinam entre si e com alimentos do Grupo B, desde que não sejam preparados com gorduras e similares.

Grupo D

Frutas ácidas (abacaxi, acerola, caju, laranja, limão, maçã ácida, manga, maracujá, pêssego, tangerina, uva ácida, frutas vermelhas, tomate) e alimentos ácidos (iogurte, coalhada e kefir). Não combinam entre si nem com nenhum outro alimento.

Grupo E

Banana crua. Combina com frutas doces e com queijos frescos. É incompatível com os alimentos dos Grupos A e B e também com mel, melado e frutas secas.

Grupo F

Leite. Combina com alimentos do Grupo B, banana (crua ou cozida) e seus derivados (queijo, manteiga). É incompatível com alimentos do Grupo A, açúcares em geral, alimentos doces, abacate e frutas frescas e secas.

Fique por dentro: Aliar jejum intermitente à dieta pode potencializar perda de peso

Na prática

Para montar o cardápio, você precisa seguir a tabela de combinação de alimentos. E deve levar em conta outro fundamento da dieta: fazer intervalos de 4 horas e meia a 5 horas entre as refeições. “Esse é o tempo necessário para evitar uma reação ácida no organismo, o que pode provocar problemas de saúde”, alerta Rorion.

Você, como a maioria das mulheres, acha muito difícil abrir mão dos lanchinhos? A estratégia apresentada pelos Gracie é beber água de coco ou água pura quando bate aquela vontade de comer alguma coisa. Rorion não estipula a quantidade de alimentos, que vai depender dos objetivos e necessidades de cada um, mas dá uma orientação para quem quer emagrecer: “Administre a ingestão de alimentos e, como regra geral, pare de comer quanto atingir 80% da capacidade do seu estômago”. Traduzindo: termine a refeição um pouco antes de ficar saciada. Veja o exemplo de um dia do cardápio:

Café da manhã

  • Suco verde – 1 pepino, 5 cenouras, 3 talos de aipo, 5 rabanetes, 1 talo de brócolis com a flor e 1 pimentão (Grupo A)
  • Sanduíche Renergia – abacate amassado e temperado com azeite e sal (Grupo A) sobre torrada de pão de centeio ou integral (Grupo B).

Almoço

  • Salada – use pelo menos cinco desses itens, sempre variando as cores: alface, rúcula, brócolis, abacate, rabanete, cebola, beterraba, pepino, espinafre, aipo, pimentão, broto de feijão (Grupo A). Inclua uma porção de uma ou de duas oleaginosas: amêndoa, castanhas, nozes, pistache (Grupo A). Tempere apenas com azeite de oliva e sal.
  • Prato principal: carne assada (Grupo A), macarrão integral (Grupo B) e creme de milho-verde feito com farinha de trigo (Grupo B).
  • Bebida: suco de cenoura, água de coco ou água com ou sem gás (sem limão)

Jantar

  • Suco de uva doce (moscatel) batido com açaí puro (Grupo C) e banana (Grupo E).

Para turbinar a dieta

Confira algumas dicas de Rorion Gracie:

  • É preciso se alimentar com o propósito de nutrir o organismo. Você deve se programar como se estivesse planejando uma viagem dos seus sonhos, mas com direito de levar só uma mala de mão. Assim, vai ter que ser muito mais cuidadosa nas escolhas.
  • Mantenha sempre um estoque das suas frutas, legumes e verduras favoritos, para ter tudo o que for necessário para a próxima refeição.
  • Adicione castanhas cruas – como castanha de caju, castanha-do-pará, noz e amêndoas – às saladas e aos legumes cozidos. Elas são fontes de proteína (mas lembre-se de que, em exagero, engordam).
  • Se você gosta muito de doce, satisfaça seu desejo com refeição à base de banana desidratada, uva-passa, tâmara, caqui, melancia e queijos cremosos.
  • Não importa que você tenha a mais planejada das dietas para emagrecer; se não desenvolver a disciplina para segui-la, será inútil.

Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas notícias de BOA FORMA  

Newsletter Conteúdo exclusivo para você

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s