Método Marie Kondo: ordem na cozinha… e na dieta!

Arrumar a louça no armário por categoria e deixar os alimentos mais visíveis (e semiprontos) na geladeira é o segredo para a rotina ficar mais prática

O que você fez no último final de semana chuvoso? Eu fiz algo que dificilmente faria se estivesse sol: coloquei minha cozinha em ordem! Mas não foi uma arrumaçãozinha rápida, que, depois de algumas semanas,  parece não ter acontecido. Dessa vez coloquei armários e geladeira abaixo – tirei tudo, absolutamente tudo das gavetas e prateleiras (regra número um do best-seller A Mágica da Arrumação, editora Sextante, escrito pela japonesa Marie Kondo , uma expert em organização) e passei quase dois dias (sim, é importante fazer a arrumação de uma vez só) me desfazendo das peças (regra número dois da Marie) que já não tinham mais utilidade no meu dia a dia e dos alimentos esquecidos no fundo da despensa e, só então, voltei a organizar o que sobrou em categorias (regra número três). Hoje, quando acordei e fui para a cozinha preparar o café da manhã, senti que a vida ficou mais prática, rápida e leve. Meu conselho e convite: entre na onda da arrumação você também! Algumas pessoas juraram no livro que, depois de colocar as orientações da Marie em prática, se livraram até do peso excedente na cintura. Vamos lá!?

Regra número 1 – esvaziar

Armário. Tire tudo (copos, pratos, travessas, talheres, toalhas, guardanapos, panos de prato…) das prateleiras e das gavetas e coloque sobre a mesa.

Geladeira. Deixe as prateleiras, as gavetas e até o freezer totalmente vazio.

Regra número 2 – desapegar

Armário. Selecione o que perdeu a utilidade (ou nunca teve) e se desfaça sem dó. Dependendo da peça, vale jogar, doar ou vender. Eu disse adeus até para um jogo de porcelana antiga que estava comigo há mais de dez anos, mas que nunca tinha ido para a mesa. De valor emocional só guardei um prato de bolo que herdei da minha mãe (e que eu amo!).
Geladeira. Descarte principalmente os recipientes de plástico colorido (sabe aqueles potes de sorvete que a gente insiste em guardar?) e substitua por opções transparentes. Retire a embalagem de papelão (se não for prejudicar a conservação) dos alimentos refrigerados.

Regra número 3 – organizar de verdade

Armário. O segredo para a arrumação durar para sempre (segundo Marie) é separar as louças por categoria: pratos rasos, fundos e de sobremesa numa mesma prateleira e, em outra, copos. As travessas também devem ter um lugar só delas – o mesmo vale para as toalhas de mesa (enroladas, no lugar de dobradas e, se possível, organizadas na vertical e não empilhadas). Reserve uma gaveta para os talheres e outra para os panos de prato.

Geladeira. Armazene os alimentos nas partes recomendadas pelo fabricante (lácteos na parte superior, verduras e legumes na gaveta – o ideal é guardá-las já higienizadas e dentro de um saco plástico, tipo ziplok). Também evite empilhar os potes para visualizar melhor o que tem na geladeira.

Regra número 4 – para uma vida maravilhosa

Armário. Tirar de circulação o que não tem mais utilidade, já facilita muito o dia a dia. Mas dá para melhorar ainda mais se você aproveitar a arrumação para organizar também sua alimentação. Na parte da despensa, deixe apenas o que é saudável! Isso significa não comprar mais salgadinhos, doces enlatados, balas, chocolates…

Geladeira. Ter alguns alimentos prontos ou semiprontos facilita (e muito) a dieta. Prepare saladas em potes de vidro para dois ou três dias (é só colocar numa sacolinha térmica e levar para o trabalho), congele filés de frango já temperados com azeite e pouco alho e sal (dura até três meses no freezer), guarde algumas frutas (dois ou três tipos: melancia, mamão, melão, por exemplo) picadas e guardadas em potes transparentes com tampa.

Veja como a minha geladeira ficou mais bonita!

Arquivo Pessoal Arquivo Pessoal

Arquivo Pessoal Arquivo Pessoal

Assista ao vídeo de como organizar a geladeira:

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s