Por que o dia livre na dieta pode colocar sua saúde em perigo

Estudo aponta que exagerar em itens gordurosos abre portas para o diabetes

Você se manteve firme na dieta por seis dias inteiros. Nada mais justo que se recompensar com um bolo caprichado ou aquele hambúrguer de dar água na boca, certo? Calma! Uma nova pesquisa da Universidade Loughborough, no Reino Unido, descobriu que apenas um dia de uma alimentação não balanceada já é suficiente para trazer prejuízos à sua saúde.

Leia mais: Dieta Gracie: novo programa promete mudar seus hábitos em 2 meses

Os estudiosos ingleses recrutaram 15 homens e mulheres e deram a eles uma instrução pra lá de prazerosa: durante um dia inteiro eles deveriam se deliciar com um cardápio rico em gordura. Linguiça, bacon, ovos fritos e doces estavam liberados. Depois disso, os participantes tiveram seus níveis de glicose medidos e comparados aos de antes da comilança.

O resultado mostrou que, ao se empanturrar de itens não saudáveis, o organismo dos voluntários se tornou mais resistente à insulina, hormônio responsável por absorver o açúcar no sangue. Quando isso acontece, o pâncreas passa a produzir mais insulina, na tentativa de consumir a glicose excedente. E se esse quadro se torna frequente, o órgão fica sobrecarregado e deixa de funcionar como deveria – e o diabetes dá as caras.

Entenda: 80% dos brasileiros querem comer direito, mas não conseguem

Os pesquisadores ponderam que são necessários estudos mais detalhados para descobrir o que causa essa sensibilidade à insulina – as calorias extras, os alimentos ricos em gordura ou a combinação dos dois. Na dúvida, é melhor evitar todos esses fatores e apostar em um menu saudável a semana toda – ou em dias livres mais espaçados.

Fique por dentro de tudo o que rola no mundo fitness com a newsletter da BOA FORMA

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s