Continua após publicidade

Água da Lua: conheça o novo ritual queridinho das rotinas de bem-estar

Diz-se que energizar a água com a luz da cheia ajuda a renovar energias e promover curas espirituais

Por Marcela De Mingo
13 ago 2021, 09h00
lua no céu noturno
Água da Lua é a nova queridinha dos rituais de bem-estar.  (Just Another Photography Dude/Pexels)
Continua após publicidade

Misturar astrologia com rotinas de beleza e cuidado virou comum nos últimos anos. Tanto que começou a borbulhar no TikTok uma nova tendência bastante inusitada: água da lua. E, não, não tem nada a ver com consumir água que possivelmente tenha vindo da lua, mas aproveitar as fases desse satélite para um novo ritual de autocuidado. 

Basicamente, água da lua é uma porção de água destilada que foi exposta à luz da lua (de preferência, da lua cheia), de forma a, supostamente, absorver a sua vibração e ajudar no contato com emoções e sensações profundas. De acordo com a Allure norte-americana, a água da lua também tem poderes restaurativos e curativos quando se fala da nossa energia espiritual. 

Pense nos painéis solares, por exemplo. Eles “acumulam” partículas de energia solar para gerar energia elétrica. O mesmo acontece com partículas (ou cristais) que são postos sob a luz da lua. Você já ouviu falar de cristais que se reenergizam somente à noite, quando a lua está alta e brilhante? Então, a ideia é a mesma: a água, em teoria, absorve essas partículas energéticas, ou seja, acumula uma “carga” de energia lunar. 

De acordo com estudiosos da astrologia, a água lunar é uma prática milenar, muito comum entre os alquimistas antigos e é utilizada em rituais de beleza e bem-estar há séculos. Diz-se que a lua tem energia “feminina” (totalmente sem relação com gêneros, mas com cargas energéticas), enquanto o Sol emana energia “masculina”. Portanto, assim como tomar sol é benéfico para a saúde, muitos acreditam que o mesmo vale para a “luz” da lua. 

Cientificamente falando, no entanto, não existem comprovações de que a energia lunar, de fato, cause algum efeito no corpo humano, ainda que “ingesta” na água. De qualquer maneira, manter o corpo hidratado é sempre muito positivo, então, seja água lunar ou a água normal do seu filtro, não esqueça de consumir a quantidade adequada para o seu biotipo durante o dia.  

Continua após a publicidade

“Não existe evidência científica que a água energizada pela lua ou cristais tenha alguma diferença da água pura , mas naturalistas falam sobre a energia da lua ou dos cristais poderiam beneficiar energeticamente tanto para tonificar a pele ou para beber”, explica a dermatologista Dra. Maria Paula Del Nero.

Como fazer água da lua? 

Ainda assim, se você é do time que acredita em pequenos rituais e compreende o mundo também por aspectos espirituais, rituais como esse podem ser bem-vindos. “A lua controla as marés oceânicas, e nós somos feitos de 60% de água”, diz Lisa Stardust, astróloga e autora de “The Saturn Return Survival Guide”, à Allure. “Isso significa que a lua tem um efeito enorme em todos nós. Portanto, qualquer um pode e deve usar água da lua”. Para ela, rituais como esse são importantes para fazer uma higiene espiritual, limpando a nossa versão energética daquilo que não nos serve mais. 

Por isso, a recomendação é fazer água da lua durante a lua cheia, que, segundo a astróloga, ajuda na liberação de energias e cargas desnecessárias, a olhar profundamente para dentro e abrir espaço para o novo. Vale, no entanto, evitar os eclipses, que têm um poder potencializador das energias lunares. 

Para fazer a sua dose de água lunar, você precisa: 

Continua após a publicidade
  • De um copo ou garrafa limpos;
  • Água (pode ser do filtro, de uma garrafa comprada em mercado, etc.);
  • Um incenso. 

A ideia é “limpar” o copo ou garrafa com a fumaça do incenso, encher o recipiente de água e colocá-lo à janela ou do lado de fora de casa (caso você tenha uma varanda), para absorver a luz da lua. Vale a pena, segundo Stardust, colocar uma etiqueta com a data e o planeta em que a Lua está naquele momento. Por exemplo, se a Lua estiver em Sagitário, ela pode ser utilizada para potencializar estados de animação ou empolgação. Se estiver em Virgem, potencializa poderes curativos. Dessa forma, você pode usar a sua água de acordo com a sua intenção. 

É possível, inclusive, acrescentar flores ou folhas comestíveis ou cristais na água para ajudar ainda mais com a intenção que você busca. Por exemplo, rosas ajudam com amor (inclusive o amor-próprio), e a pedra ametista ajuda a desenvolver a intuição. 

Como usar água da lua? 

Os usos dessa água são muitos. A principal forma é para banhos de limpeza espiritual, mas ela pode ser utilizada também para regar plantas, em rituais de beleza (como em um spray facial), para cuidar do ambiente, até mesmo para limpar o chão. O principal é ter a intenção em mente e usar a sua água de acordo.   

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.