5 dicas para aliviar os sintomas da menopausa no verão
Durante o verão, os sintomas da menopausa podem ser agravados por causa do calor
A menopausa é um processo natural que marca o fim do período reprodutivo feminino. Normalmente, ele começa por volta dos 45-50 anos e envolve uma série de mudanças hormonais que provocam desconfortos como fraqueza, depressão, insônia, variação do humor, ressecamento da pele, secura vaginal, redução do interesse sexual e ondas de calor.
Para lidar com tudo isso, além do tratamento médico, alguns hábitos saudáveis podem ajudar, por exemplo, a prática de atividade física, alimentação equilibrada e uma boa noite de sono.
Durante o verão, os sintomas da menopausa podem ser agravados em razão das altas temperaturas. Pensando nisso, a ginecologista Loreta Canivilo destaca que existem formas de aliviar esses efeitos e melhorar o bem-estar e a qualidade de vida.
De acordo com ela, a reposição hormonal é a forma mais adequado para lidar com essa situação e possui resultados comprovados cientificamente. Ela consiste em uma terapia que tem o objetivo de repor os hormônios que, antes da menopausa, eram naturalmente produzidos pelo organismo.
“É reposto por um período de até cinco anos com bastante segurança e retira totalmente os efeitos da menopausa”, detalha a médica.
Para realizar a reposição hormonal, pode ser recomendada uma série de opções de tratamentos, já que há diversos hormônios que podem ser usados e ser combinados ou não.
Outros detalhes que devem ser definidos pelo médico são: a dosagem, a forma de administração e o tempo de uso. Tudo isso é decidido de acordo com as necessidades individuais de cada paciente e por meio de uma avaliação criteriosa.
A médica enfatiza que os principais hormônios utilizados para essa finalidade são o estrogênio e a progesterona. “Mas, em alguns casos, a testosterona também é utilizada. Também existem versões modernas do tratamento com a gestrinona” completa a Dra. Loreta.
Entretanto, é fundamental ressaltar que a reposição hormonal não pode ser feita por todas as mulheres. Essa terapia deve ser evitada por quem teve casos de cânceres, de trombose, de acidente vascular cerebral e de infarto, por exemplo.
A boa notícia é que, com algumas ações, é possível aliviar os sintomas da menopausa. Veja:
Vista roupas leves
As roupas leves são grandes aliadas para lidar com as ondas de calor. “Quanto mais leve a roupa, menos reação e menos variação de temperatura ocorre. Isso é muito importante. Por isso que as mulheres na menopausa param de usar blusas de frio, porque elas respondem a estímulos de temperatura de forma mais rápida”, diz a médica.
2Beba bastante água
Na menopausa, é importante manter a hidratação adequada para evitar a desidratação, que, segundo a médica, é um fator desencadeante dos sintomas.
A ausência da água (desidratação) em conjunto com as oscilações hormonais também pode levar a dores de cabeça constantes ou a piorarem muito em pessoas que já sofrem com isso, alerta ela.
3Movimente o corpo
A ginecologista enfatiza a importância da prática de atividades físicas durante esse período. “Fazer exercícios físicos e exercícios que trabalhem a mente são essenciais porque uma mente bem controlada é importante para enfrentar todas as oscilações vindas da menopausa”, conta ela.
“E também é interessante manter sempre um peso saudável, porque as mulheres que estão muito acima do peso têm mais ondas de calor e com mais frequência”, acrescenta.
Aposte nos alimentos naturais
Priorize o consumo de alimentos frescos e naturais, por exemplo, frutas, verduras e leguminosas.
5Reduza o consumo de cafeína, álcool e alimentos picantes
Alimentos que potencializam o calor, por exemplo, café, bebidas alcoólicas e comidas apimentadas devem ser evitadas para diminuir os incômodos vindos da menopausa, já que eles estimulam a alteração da temperatura do corpo.