Continua após publicidade

Saiba o que o seu cabelo pode revelar sobre a sua saúde

Deficiências nutricionais, anemia e hipotireoidismo são alguns dos problemas que afetam os fios

Por Juliany Rodrigues
Atualizado em 21 out 2024, 16h44 - Publicado em 28 abr 2023, 16h57
Como o cabelo pode refletir o estado da nossa saúde?
Desequilíbrios hormonais, deficiências nutricionais e excesso de estresse são alguns dos fatores que impactam negativamente na saúde capilar | (svetlanasokolova/Freepik)
Continua após publicidade

Um cabelo fragilizado e um couro cabeludo desequilibrado podem ser sinais de que algo não vai bem com o nosso corpo, indicando a presença de doenças ou de outros problemas no organismo.

Além de se dar por predisposição genética e excesso de oleosidade, a dermatite seborreica, popularmente conhecida como caspa, por exemplo, é uma alteração que pode se manifestar no couro cabeludo como consequência de situações de fadiga, de estresse emocional, do consumo excessivo de álcool e do uso de determinadas medicações.

“A dermatite seborreica é uma inflamação crônica que não tem cura e nem é contagiosa. Apesar de uma ideia baseada em senso comum, não tem nenhuma relação com falta de higiene. Embora muitas pessoas não apresentem sintomas, além de uma descamação esbranquiçada, amarelada ou vermelhidão, é possível que alguns indivíduos tenham coceira, irritações e até mesmo feridas”, diz a dermatologista Dra. Natássia Pizani.

Condições caracterizadas por provocar queda dos cabelos, como eflúvio telógeno e alopecia, também podem apontar problemas de saúde.

“Diariamente, as pessoas perdem centenas de fios, um processo natural do couro cabeludo. Porém, quando há isso ocorre além do normal, é preciso procurar ajuda médica. Fatores genéticos, nutricionais ou hormonais podem estar causando o incômodo. Lembrando que se trata de situações que atingem tanto homens quanto mulheres”, destaca a dermatologista.

Continua após a publicidade

ATENÇÃO COM O ESTRESSE E A MÁ NUTRIÇÃO

Fios muito secos, com frizz, pontas duplas ou até mesmo com uma oleosidade exacerbada podem ser resultado de deficiências nutricionais ou de excesso de nervosismo.

Por isso, a Dra. Natássia ressalta que, para ter uma boa saúde capilar, é preciso cultivar hábitos que evitem o estresse, como exercícios físicos, meditação e dormir bem, assim como ter uma dieta rica em verduras, legumes, frutas e grãos.

Vale ressaltar que o cabelo pode, inclusive, refletir problemas de saúde mais graves, entre eles, hipotireoidismo, falta de vitaminas do complexo B e carência de ferro, minerais ou proteínas. Então, fique de olho no aspecto dos seus fios e, se perceber alguma alteração, não deixe de buscar a ajuda de um especialista, a fim de dar início a um tratamento adequado.

Continua após a publicidade

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.