Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

5 dicas para prevenir lesões nas articulações durante o Carnaval

Época exige muito das articulações, o que pode causar lesões, alerta ortopedista

Por Maraísa Bueno
21 jan 2026, 10h00 •
Evite dores e lesões durante o Carnaval com essas 5 dicas
Evite dores e lesões durante o Carnaval com essas 5 dicas  (freepik/Freepik)
Continua após publicidade
  • Mesmo para os apaixonados pela folia, o Carnaval é um momento muito intenso para o corpo! São horas em pé, andando ou pulando por longos percursos (além da ida e da volta para casa), muita dança, pouco descanso e, em alguns casos, com o consumo de álcool. Tudo isso resulta em uma combinação que sobrecarrega músculos e articulações.

    Joelhos, tornozelos, quadris e coluna costumam ser os mais afetados, especialmente em pessoas que já convivem com dores articulares ou condições pré-existentes. Por isso, adotar alguns cuidados simples pode fazer a diferença entre aproveitar a folia até o fim ou encerrar o Carnaval com lesões e inflamações.

    “A maratona carnavalesca costuma exigir muito do corpo e em um curto período de tempo, o que normalmente dá pouco tempo de recuperação, em especial às articulações, o que pode causar lesões, principalmente para pessoas com condições pré-existentes. O ideal é pensar em prevenção antes mesmo de sair de casa”, alerta o ortopedista especialista em terapia celular com células tronco, Dr. Luiz Felipe Carvalho, conhecido como Dr. Célula Tronco.

    5 dicas para prevenir lesões no carnaval:

    1

    Escolha bem o seu calçado: “Alguns tênis ou sapatos possuem um bom amortecimento que ajuda a reduzir o impacto repetitivo sobre tornozelos, joelhos e coluna, evitando sobrecargas desnecessárias”, afirma o Dr. Luiz Felipe Carvalho;

    2

    Respeite os limites do corpo: Dores persistentes não devem ser ignoradas nunca, elas são sinais de alerta importantes do corpo. Por isso, forçar movimentos ou continuar dançando mesmo com desconforto aumenta o risco de lesões mais graves.

    3
    Continua após a publicidade

    Hidrate-se ao longo do dia: “A hidratação adequada também contribui bastante para a lubrificação das articulações, o que ajuda a manter o bom funcionamento muscular durante longos períodos de atividade. Por isso, beba bastante água durante o período”, destaca.

    Água de coco: 5 bons motivos para apostar nela

    4

    Faça pausas estratégicas: Alguns movimentos específicos usados em descansos ativos, como se sentar, alongar levemente e descansar entre blocos ou eventos, permite que as articulações se recuperem parcialmente do esforço contínuo.

    “Pausas exclusivamente de descanso para as articulações também são fundamentais para evitar, por exemplo, fraturas por estresse, por isso, as inclua entre os períodos de maior movimento”, ressalta o Dr. Luiz Felipe Carvalho.

    Continua após a publicidade

    5

    Atenção redobrada para quem já tem problemas articulares: Pessoas que já possuem problemas pré-existentes como, por exemplo, artrose, lesões prévias ou dores crônicas devem planejar a folia com ainda mais cautela, evitando excessos e respeitando orientações médicas.

    Preparação para o Carnaval: dicas para conquistar resultados em menos de 30 dias

    Segundo o personal trainer do Quintal do Funcional e consultor da Probiótica, Wel,  mesmo faltando menos de um mês para o Carnaval, esse período é suficiente para promover mudanças reais no condicionamento físico. “Não se trata de transformações radicais, mas de ganhar mais disposição, reduzir medidas, melhorar o sono e perceber o corpo mais firme”, explica. Para isso, ele aponta os treinos funcionais e o HIIT como aliados estratégicos, por trabalharem o corpo todo e elevarem o gasto calórico.
    Continua após a publicidade

    Ainda de acordo com o profissional a palavra-chave, porém, é progressão. “A intensidade deve aumentar aos poucos. Respeitar a técnica e o ritmo do corpo evita lesões, dores e aquela frustração que faz muita gente desistir no meio do caminho”, afirma Wel. Alimentação equilibrada, hidratação adequada e descanso também entram na equação. O erro mais comum, segundo o especialista, é tentar acelerar demais o processo. “Constância vale mais do que exagero.”

    Não esqueça mesmo da alimentação!

    Na alimentação, pequenos ajustes já fazem grande diferença. A nutricionista e consultora da Probiótica, Janaína Porto Alegre, explica que organizar proteínas e carboidratos conforme os treinos, reduzir ultraprocessados e beber mais água ajudam a diminuir o inchaço e melhorar a definição corporal. “Concentrar os carboidratos no pré e no pós-treino melhora a performance e a recuperação. Já as proteínas são essenciais para preservar e construir massa muscular”, destaca.

    Reduzir o consumo de álcool também impacta diretamente os resultados. “Além de calórico, o álcool atrapalha a queima de gordura, a recuperação muscular e a qualidade do sono”, alerta. Para quem sofre com retenção de líquidos, alimentos ricos em potássio, frutas com ação digestiva, chás naturais e uma boa hidratação ajudam a trazer mais leveza ao corpo.

    A suplementação, quando bem orientada, pode ser uma aliada nesse período, especialmente para repor eletrólitos, melhorar a recuperação e facilitar o consumo de proteínas nos dias mais quentes. Já dietas muito restritivas são desaconselhadas. “Com altas temperaturas e treinos mais intensos, comer pouco demais compromete a saúde e o rendimento”, reforça a nutricionista.

    Continua após a publicidade

    Mais do que buscar um corpo ideal para o carnaval, os especialistas defendem um objetivo maior: chegar à folia com mais energia, vitalidade e prazer em se movimentar. O resultado estético vem como consequência — e o melhor, pode durar muito além dos dias de festa.

    Acompanhe o nosso WhatsApp

    Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.