Respire bem: saiba como esse hábito pode ajudar a resolver seus problemas

Em novo livro, especialista em desenvolvimento humano fala sobre a importância da respiração. Conheça quatro exercícios para praticar em diferentes situações.

Por Redação M de Mulher - Atualizado em 28 out 2016, 03h40 - Publicado em 20 ago 2014, 22h00

Certas técnicas de respiração podem ajudar a ter mais tranquilidade, clareza, criatividade e aliviar a tensão.
Foto: Christian Parente

 

Inspirar e expirar vai muito além de manter os sinais vitais. Heloísa Capelas, autora do livro recém-lançado O Mapa da Felicidade (Editora Gente, 29,90 reais), defende que ao respirarmos de forma consciente e correta ficamos mais criativas e, então, encontramos saídas inteligentes para as nossas dificuldades. “A ideia de prestar atenção na respiração é voltar os olhos para si mesmo, identificar e conhecer quem e como você é. Dessa forma, resolver um problema ou tomar uma decisão importante torna-se mais fácil”, diz Heloísa, que também é especialista em desenvolvimento humano. Ela sugere quatro exercícios respiratórios para você colocar em prática em diversas situações. Confira:


1. Para ter tranquilidade
Escolha uma via para respirar – nariz ou boca. Inspire e expire pela mesma via dez vezes lentamente.


2. Para aumentar a criatividade
Respire pelo nariz e solte o ar pela boca sem parar por 20 minutos. O ritmo é mais lento, justamente para desacelerar a mente. Tenha paciência para manter a respiração pelo tempo sugerido.


3. Para ganhar clareza
Expire por mais tempo que inspira. Por exemplo: conte três tempos para inspirar e seis para expirar. Repita dez vezes.


4. Para aliviar a tensão
Faça uma inspiração curta e solte o ar rapidamente, como se estivesse assoprando uma vela. Repita a respiração por dez segundos.

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