Continua após publicidade

Ex-BBB Tina Calamba quase fica cega após uso de pomadas capilares

Oftalmologista explica como esses produtos podem colocar em risco a saúde ocular

Por Juliany Rodrigues
Atualizado em 16 mar 2023, 14h24 - Publicado em 16 mar 2023, 14h17

Na terça-feira, 14 de março, a ex-participante do Big Brother Brasil 2023 Tina Calamba revelou nas redes sociais que quase ficou cega após utilizar uma pomada para cabelo. Em uma live no Instagram, a modelo revelou que as córneas dos seus dois olhos foram queimadas devido ao uso do produto e que está em tratamento para se recuperar.

“Eu tive um evento, fiz um penteado correndo. Eu fiz um coque, puxei todo o cabelo. Nesse dia, eu tava muito atrasada. Aí tive a ideia de molhar o meu cabelo e depois aplicar essa pomada para poder prender o meu cabelo com mais facilidade por conta da correria. Meu cabelo ainda não tinha secado devidamente, ainda escorrendo alguns pingos de água. Fui para o evento, mas estava me sentindo completamente exausta”, iniciou.

De acordo com ela, após voltar para casa, teve uma noite muito conturbada, com problemas para dormir e com os olhos lacrimejantes e irritados.

“Acordei de madrugada. Graças a Deus, eu não estava sozinha. Aí minha prima me acompanhou no hospital. Eu chorava sem ter que chorar, estava tendo uma crise, principalmente no olho direito. Cinco minutos depois eu já não estava mais vendo nada, eu precisava confiar meus olhos para outra pessoa. Foi bem complicado”, completou.

Na unidade de saúde, Tina afirmou que os médicos conseguiram identificar o que estava acontecendo com ela de forma rápida, especialmente em razão de outros casos que foram diagnosticados recentemente. Após tomar medicações na veia, a ex-sister teve que se manter em repouso e seguir utilizando colírios para tratar o problema. Além disso, agora, ela também tem se mantido afastada das telas de aparelhos eletrônicos como televisão e celular.

 

Veja o relato:

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Tina Calamba 💎 (@tinacalamba)

 

OFTALMOLOGISTA ALERTA PARA OS PERIGOS

Desde o mês de fevereiro, a Anvisa proibiu a venda de todas as pomadas para trançar e modelar os cabelos, tanto as fabricadas no Brasil quanto as importadas.

Continua após a publicidade

A medida foi tomada devido aos vários casos de danos oculares graves relacionados ao uso desses produtos. As principais queixas das pessoas afetadas são: vermelhidão, inchaço ocular, perda de visão temporária, lacrimejamento intenso e dor de cabeça.

Em entrevista à Boa Forma, o Dr. Tiago César Pereira Fereira, oftalmologista e professor de cirurgia oftalmológica da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais, explicou que algumas pomadas contam com substâncias químicas em suas fórmulas que podem prejudicar a saúde ocular ao entrarem em contato com os olhos.

“Normalmente, o contato de determinados produtos químicos com os olhos gera uma irritação muito forte, podendo levar à inflamação do epitélio da córnea, que é a ceratite e, em casos mais avançados, pode gerar úlceras corneanas. Essas úlceras ampliam as chances de contaminação, podendo deixar cicatrizes irreversíveis nos olhos e, em estágios piores, podem gerar a perda da visão”, disse.

Por isso, a recomendação é sempre manter pomadas, glitters, colas e outros produtos químicos longe dos órgãos responsáveis pela visão

“Em dias chuvosos, o cuidado precisa ser redobrado, porque, se tiver algum produto nos cabelos ou na região da testa, ele pode escorrer para dentro do olho e causar irritação, podendo evoluir para uma ceratite, como no caso das pomadas”, reforçou o médico.

Continua após a publicidade
Publicidade