Cantor Ferrugem fez teste que revelou que sua idade biológica era de 78 anos

Fatores como a prática de atividades físicas, o estresse, a alimentação e o sono podem influenciar diretamente essa medida. Especialistas explicam!

Por Juliany Rodrigues
17 jun 2025, 12h00
ferrugem idade biológica
Cantor Ferrugem fez teste que revelou que sua idade biológica era de 78 anos | (Instagram @ferrugem/Reprodução)
Continua após publicidade

Durante uma entrevista ao videocast Fábrica de Monstros, o cantor Ferrugem, 36, revelou que, antes de passar por seu processo de emagrecimento, sua idade biológica era de 78 anos.

“Eu tinha 78 anos de idade biológica. Então, fiquei pensando que iria morrer na próxima semana. Isso me fez querer mudar, estava pré-diabético, com gordura no fígado, inflamação em todas as articulações do corpo, tudo meu doía, não respirava bem, não conseguia me desempenhar bem nos shows”, desabafou.

“Era estar dentro do avião e ter a vergonha de pedir um alongador de cinto de segurança porque não fechava… tive uma inflamação na lombar por conta do sobrepeso que, para chegar até o portão de embarque, eu parava umas quatro ou cinco vezes. Andava um pouquinho e sentava porque pegava fogo [na lombar]. Na época, eu estava com 28 anos. Bem mais novo, e bem debilitado”, completou o artista.

Confira o vídeo:

Entenda o que é a idade biológica

A idade biológica, também conhecida como idade fisiológica, reflete o estado real do nosso organismo, levando em consideração a forma como ele está envelhecendo e funcionando de fato.

“A idade biológica é uma medida que fala do quão bem o seu corpo está funcionando, como as suas células estão funcionando, como está a sua capacidade vital, total, a funcionalidade do seu coração, do seu rim, da sua força muscular”, explica a Dra. Claudia Caciquinho, geriatra, professora da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais e membro da equipe de Geriatria do Hospital Materdei.

Continua após a publicidade

Diferente da idade cronológica – aquela que consta no RG -, a idade biológica pode variar de acordo com hábitos do nosso dia a dia, incluindo o nível de atividades físicas, a alimentação, o estresse, o tabagismo e o sono.

“A idade biológica é diferente da cronológica porque ela não se refere a anos de vida, mas ao funcionamento e à resistência global e à vitalidade do organismo”, fala Caciquinho.

Ela também recebe influência da genética e de outros fatores externos, como a exposição à poluição.

“Há pessoas com 50 anos que possuem uma idade biológica de 40, assim como há jovens de 30 com organismos desgastados como se tivessem 45”, destaca a Dra. Elodia Ávila, cirurgiã plástica e especialista em longevidade.

Continua após a publicidade

“A pessoa que tem uma dieta mais inadequada, com mais carboidratos, e sedentária, tende a envelhecer mais cedo do que indivíduos com hábitos mais saudáveis”, ressalta a geriatra.

A maneira mais precisa de medir a idade biológica é a partir do exame de telomerase, realizado por meio de uma amostra de sangue. O teste mede o tamanho dos telômeros do DNA. Quanto mais curtas essas estruturas estiverem, mais envelhecido está o organismo.

“A telomerase é uma parte do DNA que vai encurtando à medida em que nós envelhecemos, e avaliar esse encurtamento pode ajudar a medir a idade biológica. Vale lembrar que esse exame não costuma ser realizado rotineiramente no consultório“, comenta a Dra. Claudia.

“A chave para um envelhecimento saudável está no equilíbrio entre bons hábitos e o cuidado preventivo, saiba sempre o poder do longo prazo”, finaliza Ávila.

Continua após a publicidade

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.