Continua após publicidade

Será que o homeoffice está acabando com a sua audição?

O uso constante de fones de ouvido e as 'disputas' com os sons ambientes podem afetar permanentemente a audição de alguém

Por Marcela De Mingo
21 mar 2022, 08h00

Aparentemente, a nossa casa é mais silenciosa do que um escritório. Mas as crianças, o cachorro latindo, irmãos, pais ou parceiros tendo as suas próprias aulas e reuniões online e trabalhando de casa como você discordam. Diante disso, a saída é usar os fones de ouvido

Seja com uma música que você gosta para ajudar a focar nas tarefas do dia, seja para participar das infinitas reuniões via Zoom, parece que ele virou o melhor amigo de boa parte da população durante a pandemia de coronavírus. Mas que efeito isso tem na nossa audição? 

AUDIÇÃO X AMBIENTE 

Para a fonoaudióloga Marcella Vidal, da Telex Soluções Auditivas, o nosso sistema auditivo é composto por células sensíveis a sons intensos. Quando expostas com frequência às intensidades elevadas, essas células morrem e, como consequência, isso gera uma perda auditiva. 

“Nos tempos modernos e atuais, estamos expostos a tudo quanto é tipo de som, desde equipamentos domésticos, eletrônicos e brinquedos, além dos sons elevados do tráfego, das fábricas, etc. Todos esses sons dispostos no meio ambiente podem ser prejudiciais à audição, dependendo do comportamento e cuidado do indivíduo no dia a dia”, explica. 

Entram aí os fones de ouvido. O uso excessivo e a intensidade elevada dos sons é um ponto de atenção e cuidado, tanto quando usados continuamente nas reuniões, quanto para ouvir música com intenção de melhorar a concentração – afinal, quem não tem em casa uma televisão, um rádio, uma cozinha ativa na hora do almoço ou uma criança brincando que ‘competem’ com o seu trabalho? 

Continua após a publicidade

“O  uso dos fones de ouvido não é prejudicial à saúde auditiva, mas, sim, a maneira como o indivíduo usa esses fones”, esclarece. “O comportamento da pessoa quanto ao uso (intensidade do som elevada e por muito tempo de exposição/uso) é que vai tornar o fone de ouvido o mocinho ou o vilão para a audição.”

COMO PERCEBER PERDAS AUDITIVAS? 

E, sim, é possível perceber as mudanças acontecendo na sua audição. Por exemplo, você nota que precisa aumentar o volume durante reuniões virtuais para ter mais clareza de quem está falando e o que está sendo dito. 

“Geralmente a audição fica mais abafada e os sons externos, da casa, começam a atrapalhar ainda mais. E aí é que mora o perigo, porque pelo fato de ouvir abafado/mais baixo, a pessoa tende a aumentar o volume ainda mais, para compensar a dificuldade”, explica Marcella. 

COMO EVITAR PIORAS DA AUDIÇÃO NO HOMEOFFICE? 

Continua após a publicidade

Para muita gente o homeoffice veio para ficar, ou seja, vamos precisar encontrar uma forma de continuar trabalhando em casa sem comprometer a nossa audição. Para isso, os repousos auditivos são fundamentais. 

“Após o uso do fone de ouvido para fins profissionais, deve-se evitar o uso para o lazer. Desta forma, o sistema auditivo pode descansar dessa hiper estimulação”, diz a fonoaudióloga. “Além disso, deve-se, durante o uso do fone, preferencialmente, ajustar o volume do som de maneira que seja possível ouvir os sons do ambiente, pois desse modo temos um pouco de noção de que os sons do ambiente estão equivalentes, em intensidade, aos sons do fone.”

Esse cuidado é importante porque as perdas auditivas geradas pela alta pressão sonora são irreversíveis. Uma vez que as células auditivas são destruídas nesse processo, é impossível reverter a perda de audição. 

“Para suprir essa deficiência auditiva, se faz necessário iniciar a reabilitação auditiva, por meio da adaptação de próteses (aparelhos auditivos), feita pelo fonoaudiólogo”, finaliza. 

Publicidade