Hormônios da felicidade: quais são e como aumentá-los

Algumas atividades simples, como fazer exercícios, cozinhar e ouvir música, podem ajudar a aumentar o bem-estar

Por Larissa Serpa
Atualizado em 21 out 2024, 16h32 - Publicado em 30 nov 2023, 16h45
 (//Freepik)
Continua após publicidade

Os hormônios são substâncias químicas produzidas por diferentes glândulas do corpo. Eles viajam pela corrente sanguínea, agindo como mensageiros e participando de muitos processos corporais.

Uma dessas funções? Ajudar a regular seu humor.

Certos hormônios são conhecidos por ajudar a promover sentimentos positivos, incluindo felicidade e prazer.

Quais são os “hormônios da felicidade”

Dopamina:
Conhecida como o hormônio do “bem-estar”, a dopamina é um neurotransmissor que é uma parte importante do sistema de recompensa do cérebro. Está associado a sensações de prazer, juntamente com aprendizado, memória e muito mais.

 

Serotonina:
Este hormônio e neurotransmissor ajuda a regular o humor, bem como o sono, o apetite, a digestão, a capacidade de aprendizagem e a memória.

Oxitocina:
Muitas vezes chamada de “hormônio do amor”, a oxitocina é essencial para o parto, a amamentação e um forte vínculo entre pais e filhos. Também pode ajudar a promover confiança, empatia e vínculo nos relacionamentos. Os níveis geralmente aumentam com o afeto físico.

Continua após a publicidade

Endorfinas:
Esses hormônios são o analgésico natural do corpo, produzido em resposta ao estresse ou desconforto. Os níveis também podem aumentar quando você se envolve em atividades que produzem recompensas, como comer, malhar ou fazer sexo.

Felicidade: no ponto de equilíbrio entre Prazer e Propósito
(./Getty Images)

Como aumentar os hormônios da felicidade

Saia de casa 
Quer aumentar seu nível de serotonina? Passar algum tempo ao ar livre, sob a luz solar, é uma ótima maneira de fazer isso. Segundo pesquisas, a exposição à radiação ultravioleta (UV) do sol pode aumentar a produção de serotonina.

 

Arranje tempo para fazer exercícios
Se você já ouviu falar de “barato de corredor”, talvez já saiba sobre a ligação entre exercício e liberação de endorfina.

Mas o exercício não funciona apenas com endorfinas. A atividade física regular também pode aumentar os níveis de dopamina e serotonina, sendo uma ótima opção para aumentar os hormônios da felicidade.

Continua após a publicidade

Maximize seu treino
Para ver ainda mais benefícios do exercício:

:: Inclua alguns amigos: Um pequeno estudo de 2017 com estudantes de medicina encontrou evidências que sugerem que exercícios em grupo oferecem benefícios mais significativos do que exercícios individuais.
:: Tome um pouco de sol: faça seu treino ao ar livre para maximizar o aumento da serotonina.
:: Cronometre: tente fazer pelo menos 30 minutos de exercícios aeróbicos por vez. Qualquer quantidade de atividade física traz benefícios à saúde, mas pesquisas associam treinos de maior intensidade a uma maior liberação de endorfinas.

Ria com um amigo
É claro que o riso não trata problemas de saúde contínuos. Mas pode ajudar a aliviar sentimentos de ansiedade ou estresse e melhorar o mau humor, aumentando os níveis de dopamina e endorfina.

Então, compartilhe aquele vídeo engraçado, tire a poeira do seu livro de piadas ou assista a uma comédia especial com um amigo ou parceiro.

Continua após a publicidade

Cozinhe com uma pessoa querida
Essa dica poderia – em teoria – aumentar todos os seus quatro hormônios da felicidade.

O prazer que você sente ao comer algo delicioso pode desencadear a liberação de dopamina junto com endorfinas. Compartilhar a refeição com alguém que você ama e criar laços durante a preparação da refeição pode aumentar os níveis de oxitocina e seratonina.

E certos alimentos também podem ter impacto nos níveis hormonais, portanto, observe o seguinte ao planejar as refeições para um aumento hormonal feliz:

Continua após a publicidade

:: alimentos picantes podem desencadear a liberação de endorfina
:: iogurte, feijão, ovos, carnes com baixo teor de gordura e amêndoas são apenas alguns alimentos ligados à liberação de dopamina
:: alimentos ricos em triptofano têm sido associados ao aumento dos níveis de serotonina
:: alimentos que contêm probióticos, como iogurte, kimchi e chucrute, podem influenciar a liberação de hormônios

Experimente suplementos
Existem vários suplementos que podem ajudar a aumentar os níveis hormonais da felicidade. Aqui estão apenas alguns a serem considerados:

:: tirosina (produção de dopamina)
:: chá verde e extrato de chá verde (dopamina e serotonina)
:: probióticos (produção de serotonina e dopamina)
:: triptofano (serotonina)

Ouça música
Ouvir música instrumental, especialmente aquela que causa arrepios, pode aumentar a produção de dopamina no cérebro.

Mas se você gosta de música, simplesmente ouvir qualquer música que você goste pode ajudar a deixá-lo de bom humor. Essa mudança positiva no seu humor pode aumentar a produção de serotonina.

Continua após a publicidade

Medite
Se você está familiarizado com a meditação, talvez já conheça seus muitos benefícios para o bem-estar – desde melhorar o sono até reduzir o estresse.

A pesquisa relaciona muitos dos benefícios da meditação ao aumento da produção de dopamina durante a prática.

Planeje uma noite romântica
A reputação da oxitocina como “hormônio do amor” é bem merecida.

O simples fato de sentir atração por alguém pode levar à produção de oxitocina. Mas o afeto físico, incluindo beijos, abraços ou relações sexuais, também contribui para a produção de oxitocina.

Passar um tempo com alguém de quem você gosta também pode ajudar a aumentar a produção de oxitocina. Isso pode ajudar a aumentar a proximidade e os sentimentos positivos de relacionamento, fazendo você se sentir feliz, feliz ou até mesmo eufórico.

Faça carinho no seu cachorro
Se você tem um cachorro, dar carinho ao seu amigo peludo é uma ótima maneira de aumentar os níveis de oxitocina para você e seu cão.

De acordo com a pesquisa, os donos de cães, assim como seus cães, observam um aumento na oxitocina ao interagir.

Mesmo que você não tenha um cachorro, você também pode sentir um aumento de oxitocina ao ver um cachorro que conhece e gosta. Se você adora cães, isso pode acontecer quando você tiver a chance de acariciar qualquer cachorro.

Tenha uma boa noite de sono
Não dormir com qualidade suficiente pode afetar sua saúde de várias maneiras.

Por um lado, pode contribuir para um desequilíbrio de hormônios, principalmente da dopamina, em seu corpo. Isso pode ter um impacto negativo no seu humor e também na sua saúde física.

Reservar de 7 a 9 horas todas as noites para dormir pode ajudar a restaurar o equilíbrio dos hormônios em seu corpo, o que provavelmente o ajudará a se sentir melhor.

Receba uma massagem
Se você gosta de uma massagem, aqui está mais um motivo para fazer uma: a massagem pode aumentar todos os seus quatro hormônios da felicidade.

Segundo estudos, a massagem aumenta as endorfinas e a oxitocina. Pesquisas mais antigas descobriram que a massagem também aumenta a serotonina e a dopamina.

Você pode obter esses benefícios com uma massagem feita por um massoterapeuta licenciado, mas também pode receber uma massagem de um parceiro para obter um pouco de oxitocina extra.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.