Inchaço no verão: como evitar esse incômodo comum da temporada
Problema comum para muitas pessoas, o inchaço no verão pode ser evitado com algumas atitudes simples. Confira as orientações de um médico
Com a chegada da estação mais quente do ano, adotar hábitos saudáveis é importantíssimo para manter o bom funcionamento do corpo e, inclusive, evitar o inchaço no verão, problema que atinge muitas pessoas nesse período de calor.
De acordo com Gabriel Almeida, médico, coordenador e professor da Pós-graduação de Ciências da Obesidade e Sarcopenia, é possível evitar esse problema com a ajuda de algumas atitudes simples para adicionar ao dia a dia. A seguir, ele explica o que fazer!
Como evitar o inchaço no verão
A primeira dica de Almeida para evitar o inchaço no verão pode parecer óbvia, mas muita gente ainda tem dificuldade de adotá-la: beber água.
Segundo o profissional, cientistas da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, concluíram que tomar de um a três copos de água antes das refeições reduz o apetite e ainda pode levar à diminuição da ingestão de açúcar, do colesterol e sódio – que contribuem para o inchaço.
“Lembrando que tomar água também ajuda a prevenir problemas renais, contribui com o emagrecimento por eliminar toxinas, e pode diminuir a frequência de dores de cabeça e mau humor motivados pela desidratação”, aponta o médico.
“Já na parte estética, melhora a pele, cabelos, unhas e combate a celulite, além de prevenir inchaço e retenção de líquidos”, completa.
Ele explica, ainda, que quanto mais água bebermos, menos retenção líquida teremos.
“Isso funciona da seguinte forma: se você bebe menos água o seu sangue fica mais concentrado. Quando isso ocorre, uma estrutura localizada no seu cérebro, conhecida como neuro-hipófise, começa a produzir o famoso hormônio antidiurético – que vai diminuir o seu fluxo urinário entendendo que o seu corpo está em alerta e fazendo com que você retenha o máximo de líquido possível.”
Outra forma de diminuir o inchaço do corpo é investir em alimentos com fibras, pois elas ajudam a tratar o intestino preso, aumentando a saciedade e controlando o índice glicêmico – que reduz o colesterol e diminui a chance de evolução para alguns problemas, como a hipertensão, obesidade, hemorroidas, problemas cardíacos e até o câncer de colón.
Almeida aponta que, segundo a Associação Nacional de Diabetes, os homens devem ingerir diariamente 34g de fibras e mulheres até 28g, incluindo em vegetais, frutas e grãos integrais.
“Além disso, as fibras diminuem a absorção do açúcar e da gordura localizada ingerida, tendo um bom efeito a longo prazo no processo de emagrecimento”, ele aponta.
Por fim, a última dica do profissional é manter-se em movimento.
“A prática de exercícios é igualmente essencial para preservar o bom funcionamento do sistema articular, muscular, respiratório e circulatório”, afirma Gabriel Almeida.
“Através dela, é viável manter a tonicidade muscular, além do fato de que o fortalecimento vascular contrai os vasos sanguíneos e aprimora o fluxo venoso, tendo até mesmo um impacto positivo na diminuição da retenção de líquidos”, finaliza ele.