Como perder os 2 kgs que você ganha por causa do inchaço todos os dias
A retenção de líquido pode fazer os números da balança flutuar e ainda gerar desconfortos como dores nas pernas e pés
Você acorda de manhã se sentindo bem, mas, com o passar do dia, percebe algumas mudanças: os tornozelos começam a doer, os anéis passam a incomodar nos dedos, a calça jeans parece que ficou apertada “de repente”… O que aconteceu?
Calma, não é nenhuma mágica, mas um processo bastante conhecido do corpo chamado retenção de líquidos. Muitas vezes, ele é o culpado pelo inchaço que percebemos ao longo do dia – e pode gerar até dois quilos a mais no nosso peso diariamente, sabia?
“A retenção de líquidos é um acúmulo, além do normal, de líquidos nas regiões das pernas, braços, abdômen ou outras partes do corpo”, explica o angiologista Dr. Thiago Rocha. “Pode ser causada por uma doença ou apenas uma característica da alimentação.”
É por conta disso que a retenção de líquidos é divida em duas categorias: causas graves e causas alimentares. As causas graves são mais facilmente percebidas porque podem ter a ver com problemas no coração, nos rins ou no fígado – logo, também apresentam outros sintomas associados que nos ajudam a identificar uma saúde debilitada.
“O que é mais comum em um paciente saudável são as alterações de hábitos alimentares ou de hábitos comportamentais”, continua o médico. “O consumo de sal exagerado ou uma desidratação exagerada, por exemplo, são dois dos principais fatores que contribuem para a retenção de líquidos.”
O excesso de sal pode aumentar o volume de líquido dentro do corpo e, por consequência, causar o inchaço. Já a desidratação faz com que o organismo retenha líquido para compensar o que perdeu, fazendo com que o rim trabalhe para poupar essa perda, aumentando a concentração no corpo.
COMO SABER SE ESTOU RETENDO LÍQUIDO?
Pense na informação que demos alguns parágrafos acima: você pode ganhar até dois quilos ao longo do dia que podem ser igualmente perdidos com rapidez – principalmente com o consumo de água. Esse é um sinal de retenção de líquidos. Outro é, por exemplo, no verão, quando as mãos e pés incham durante o dia, uma resposta do corpo ao calor e a perda de líquidos através do suor.
É possível perceber a retenção até mesmo naquele desconforto físico que você sente no dia seguinte a um jantar no rodízio japonês – o shoyu é um tempero conhecidamente rico em sódio, que entra em uma das categorias geradoras de inchaço pontuadas pelo médico.
Para eliminar o líquido retido, diz o profissional, é preciso passar, antes de tudo, por um período de desintoxicação alimentar, em uma adequação da dieta com muito líquido, como água e chás, além de frutas e outros alimentos com bastante água, como legumes e sopas.
“Com isso, a inflamação será eliminada e, consequentemente, o líquido também”, explica. “Alimentos industrializados podem inflamar o corpo e aumentar esta absorção do líquido, logo, o melhor é optar por alimentos de origem natural, sem agrotóxicos e sem industrializados: comida de verdade, como arroz, feijão, carne, vegetais e verduras.”
COMO EVITAR O INCHAÇO E O ACÚMULO DE LÍQUIDOS?
O Dr. Thiago já deu algumas dicas acima, mas a melhor maneira de evitar a retenção de líquidos e o inchaço é:
- Evitar alimentos muito salgados
- Manter uma boa ingestão de água diária
- Evitar alimentos industrializados e ultraprocessados
- Manter uma rotina de exercícios físicos
“Muitas vezes, pode-se ter varizes nas pernas e elas incharem, criando um efeito de edema e de retenção de líquidos que, na verdade, é criado pelas varizes. Dessa forma, é necessário buscar um angiologista para analisar se existe algo mais sério a ser tratado”, finaliza o médico.