Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Indigestão após a ceia de Natal? Dicas para aliviar o mal-estar do dia seguinte

Saiba o que fazer para combater sintomas como azia, estufamento e enjoos

Por Juliany Rodrigues
25 nov 2025, 14h00
indigestão após a ceia de natal
Indigestão após a ceia de Natal? Dicas para aliviar o mal-estar do dia seguinte | (freepik/Freepik)
Continua após publicidade

A ceia de Natal é repleta de pratos diferentes para experimentar — e, nesse momento, é totalmente normal exagerar na quantidade e acabar pesando um pouco a mão no prato.

Entretanto, no dia seguinte, a comilança pode render alguns incômodos, como sensação de estufamento, inchaços, azia, enjoo e arrotos frequentes.

Se isso está acontecendo com você, é importante adotar certos cuidados para conseguir aliviar o mal-estar do dia seguinte e não piorar ainda mais o problema. Confira a seguir os principais!

1. Hidrate-se ao longo do dia

A hidratação adequada desempenha um papel fundamental na digestão. Ela ajuda a absorver os alimentos e a mandar embora as toxinas, além de colaborar para a melhora de inchaços.

“O líquido faz uma faxina no organismo e auxilia a eliminação de substâncias tóxicas por meio da urina”, conta Letícia Mendes, nutricionista da Estima Nutrição, em São Paulo.

O ideal é beber água ao longo do dia — nada de tomar tudo de uma vez, pois isso pode agravar a sensação de estufamento no corpo.

Continua após a publicidade

2. Pratique uma caminhada tranquila

A gente sabe que os incômodos podem atrapalhar a disposição para se exercitar. Entretanto, é importante citar que uma caminhada leve e tranquila pode ser uma boa opção para estimular a digestão e combater os sintomas.

A modalidade favorece a circulação sanguínea e o funcionamento do estômago e do intestino, fazendo com que a comida se mova por você mais rapidamente.

3. Consuma alimentos leves

Para o corpo se recuperar bem da comilança da ceia de Natal, é recomendado evitar refeições pesadas neste dia seguinte. Priorize o consumo de alimentos leves, por exemplo, verduras, legumes, frutas, sopas, caldos e proteínas magras.

Vale destacar que bebidas alcoólicas e refrigerantes também não são boas opções, pois podem agravar os sintomas.

Continua após a publicidade

4. Aposte em chás

Os chás podem ser grandes aliados para combater incômodos como azia, estufamento e enjoos.

De acordo com a Dra. Marcella Garcez, médica nutróloga e mestre em Ciências da Saúde pela Escola de Medicina da PUC-PR, as opções mais indicadas para a digestão são: chá de gengibre, hortelã, camomila, erva-doce, chá verde e dente-de-leão.

“Para consumir chás, é importante sempre escolher produtos de boa procedência, evitar adoçar, respeitar os limites diários e ficar de olho em possíveis reações do seu organismo”, orienta Garcez.

5. Não se culpe

Após exagerar na comida durante a ceia de Natal, é comum surgir sentimentos como culpa, tristeza e vergonha. Mas essa autocobrança faz muito mal não só para a saúde física, mas também para a parte mental, o que pode prolongar a sensação de mal-estar.

Continua após a publicidade

Encare o que aconteceu com leveza: você aproveitou uma ocasião especial ao lado de pessoas queridas, e não tem problema nenhum nisso!

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.