Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Quer viver até os 90 anos ou mais? Manter um peso estável pode ser fundamental

Novo estudo sugere que mulheres idosas com peso estável têm maior probabilidade de viver até os 90 anos ou mais

Por Maraísa Bueno
Atualizado em 20 ago 2025, 12h28 - Publicado em 20 ago 2025, 12h00
.
Novo estudo mostra que estabilidade do peso corporal pode interferir na longevidade (./Freepik)
Continua após publicidade

Embora a longevidade humana pareça ter um limite superior (a idade mais avançada registrada com segurança é a de 122 anos de uma mulher francesa chamada Jeanne Calment), há vários fatores que podem afetar a probabilidade de atingirmos uma idade avançada e madura.

 

 

Cientistas afirmam que uma combinação de genes, ambiente, resiliência e pura sorte pode influenciar a equação. E agora parece que mudanças de peso na velhice também podem ter um papel.

Um novo estudo publicado online no Journal of Gerontology relata que mulheres com mais de 60 anos que mantiveram um peso estável tinham maior probabilidade de experimentar o que os autores chamaram de longevidade excepcional.

Longevidade excepcional, segundo os autores, foi definida como viver até os 90 anos ou mais. Para os fins do estudo, a estabilidade do peso foi considerada como uma variação inferior a 5% em relação ao peso basal.

Estudando a relação entre mudanças de peso e longevidade

O estudo multi-institucional, liderado por pesquisadores da Universidade da Califórnia em San Diego, examinou como as variações de peso em mulheres mais velhas afetavam sua probabilidade de viver mais.

No total, 54.437 mulheres inscritas na Iniciativa de Saúde da Mulher (Women’s Health Initiative – WHI) participaram do estudo de longo prazo, que visa identificar maneiras de prevenir as principais causas de morte e incapacidade entre mulheres mais velhas, incluindo doenças cardíacas, câncer de mama e colorretal e osteoporose. Durante o estudo, 30.647 mulheres (56%) viveram até pelo menos 90 anos.

Continua após a publicidade

A equipe analisou os dados para verificar se havia alguma relação entre as mudanças de peso, bem como a intencionalidade dessas mudanças, e se as mulheres viveram até os 90, 95 e 100 anos.

O peso das mulheres foi medido no início do estudo, no 3º e no 10º ano. Se houvesse uma redução de 5% ou mais em relação ao peso inicial, elas eram consideradas como tendo perdido peso. Se houvesse um aumento de 5% ou mais, elas eram classificadas como tendo ganho de peso. Se não houvesse uma mudança de pelo menos 5% em nenhuma direção, elas eram consideradas como tendo um peso estável.

As mulheres também foram solicitadas a relatar se a perda de peso no terceiro ano foi intencional. Após a análise, constatou-se que a manutenção do peso estava associada a uma maior longevidade.

Além disso, mulheres mais velhas que mantiveram um peso estável tinham de 1,2 a 2 vezes mais chances de atingir uma idade mais avançada em comparação com aquelas que perderam 5% ou mais do seu peso.

E se a perda de peso era intencional ou não, também era importante saber: a perda de peso não intencional estava mais fortemente associada a menores chances de viver até os 90 anos ou mais. O ganho de peso, no entanto, não estava associado a uma longevidade excepcional.

Continua após a publicidade

Por que um peso estável pode aumentar a longevidade

Dra. Shara Cohen, fundadora e diretora da Cancer Care Parcel, afirmou que alguns mecanismos diferentes podem ser responsáveis por esse fenômeno.

“Primeiramente, um peso estável pode indicar um padrão alimentar equilibrado e consistente. Indivíduos que mantêm seu peso têm maior probabilidade de seguir uma dieta que forneça nutrientes essenciais e evite extremos na ingestão calórica.”, disse a profissional.

Cohen observou que a estabilidade nutricional pode ter um efeito positivo na saúde metabólica, reduzindo assim o risco de doenças crônicas, o que pode contribuir para a longevidade.

Um segundo fator, segundo Cohen, é que um peso estável pode indicar que uma pessoa tem um estilo de vida ativo. “O exercício regular não só ajuda no controle do peso, como também melhora a saúde cardiovascular, mantém a massa muscular e auxilia as funções corporais em geral”, explicou ela.

Praticar atividade física pode neutralizar a perda muscular e o declínio metabólico relacionados à idade, promovendo uma vida mais longa e saudável.”

Continua após a publicidade

O que mulheres mais velhas podem fazer para manter um peso estável

Mary Sabat, nutricionista e instrutora certificada pela Ace, aconselhou que mulheres mais velhas que buscam manter um peso estável para viver uma vida mais longa e saudável devem considerar as seguintes estratégias:

Mantenha uma dieta balanceada
Sabat sugere consumir alimentos integrais, incluindo uma variedade de frutas, vegetais, proteínas magras, grãos integrais e gorduras saudáveis. Também é aconselhável evitar alimentos processados, lanches açucarados e bebidas com alto teor calórico, disse ela.

Pratique atividade física regularmente
Exercícios cardiovasculares — como caminhada, natação e ciclismo — são ótimos, assim como treinamento de força. “O exercício ajuda a manter a massa muscular, o metabolismo e a saúde em geral”, explicou ela.

Pratique o controle das porções
“Preste atenção ao tamanho das porções para evitar comer em excesso”, disse Sabat. “Preste atenção aos sinais de fome e saciedade e evite comer por tédio ou estresse.”

Gerencie seu estresse
“O estresse crônico pode contribuir para o ganho ou perda de peso devido a alterações hormonais”, observou ela. “Pratique técnicas de relaxamento como meditação, respiração profunda ou ioga para gerenciar o estresse de forma eficaz.”

Continua após a publicidade

Mantenha-se hidratado
Sabat sugere beber bastante água ao longo do dia. “Às vezes, a sede pode ser confundida com fome, levando a lanches desnecessários”, observou ela.

Faça check-ups regulares
“Check-ups médicos regulares podem ajudar a identificar quaisquer problemas de saúde subjacentes que possam afetar a estabilidade do peso”, disse Sabat. “Tratar esses problemas prontamente pode contribuir para a saúde geral.”

Durma bem
Sabat disse que é importante priorizar uma quantidade suficiente de sono reparador, explicando que a falta de sono pode desregular os hormônios relacionados ao apetite e ao metabolismo.

Busque apoio social
“Cerque-se de uma rede social de apoio”, recomendou Sabat. “Adotar comportamentos saudáveis com amigos ou familiares pode facilitar a manutenção de um peso estável.”

Continua após a publicidade

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.

abrir rewarded popup