Continua após publicidade

Como evitar manchas nos dentes após o clareamento? Veja 6 dicas

Conheça os principais cuidados necessários para manter os resultados do clareamento dental

Por Juliany Rodrigues
16 abr 2024, 18h00

Após fazer clareamento dental e conquistar um sorriso mais branco, é fundamental adotar alguns cuidados para preservar os resultados e evitar potenciais problemas, como o surgimento de manchas.

“No clareamento, os dentes são cobertos por uma camada de esmalte e dentina que, diferentemente do que se acredita, não é lisa, mas tem micro buraquinhos, chamados de túbulos dentários”, explica o Dr. Fábio Azevedo, cirurgião-Dentista e consultor do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da S.I.N. Implant System.

“Durante o tratamento, eles ficam mais suscetíveis e podem trazer sensibilidade dentária. Quando comemos um alimento com corantes, por exemplo, o pigmento penetra nesses buraquinhos e causa novamente as alterações de cor”, completa ele.

A seguir, o especialista revela quais orientações você deve seguir para manter os seus dentes brancos e radiantes após o procedimento. Confira!

Continua após a publicidade
1

Não negligencie sua higiene bucal

A higiene bucal adequada é indispensável não apenas para preservar os resultados do clareamento, mas também para prevenir condições mais graves que podem levar até mesmo à perda dos dentes.

Continua após a publicidade

O indicado é escovar os dentes, no mínimo, três vezes ao dia, usar fio dental e incluir a escova interdental na rotina.

2

Evite alimentos e hábitos que possam comprometer os resultados

Bebidas e alimentos com corantes, por exemplo, café, frutas cítricas, vinho e refrigerantes, podem favorecer o surgimento de manchas nos dentes, assim como alguns hábitos, entre eles, fumar e má higiene bucal.

Continua após a publicidade
3

Faça um acompanhamento regular com o dentista

Para garantir que os seus cuidados com os dentes sejam efetivos, é fundamental manter as suas consultas odontológicas em dia. Afinal, além de fornecer as orientações ideais para o seu caso em específico, o profissional faz avaliações periódicas da sua saúde bucal, contribuindo para a manutenção da tonalidade clara dos dentes e para a detecção precoce de doenças.

4
Continua após a publicidade

Esteja atento aos sinais

Existem sinais que apontam o início do aparecimento de manchas, entre eles, perda de brilho e pequenas alterações na textura dos dentes. Por isso, sempre fique de olho e, ao notar qualquer mudança, procure um dentista para colocar em prática as medidas preventivas. 

5

Mantenha um intervalo adequado entre os clareamentos

Se notar alterações ou escurecimento na tonalidade dos dentes, vale conversar com o seu dentista para avaliar a necessidade de retoques do clareamento. No entanto, é importante lembrar que, entre os procedimentos, é preciso esperar um intervalo mínimo de seis meses para evitar problemas de pigmentação.

Continua após a publicidade
6

Reconheça a influência da genética

De acordo com o Dr. Fábio Azevedo, a genética é um fator que pode influenciar a suscetibilidade dos dentes à manchas e, para minimizar esse risco, os cuidados são indispensáveis.

A fluorose, por exemplo, é uma deficiência no desenvolvimento dental que pode colaborar para o surgimento de manchas após o clareamento e o tratamento seguro depende do diagnóstico e da análise de um profissional.

Publicidade