Continua após publicidade

Como se manter saudável na semana entre o Natal e o Ano Novo

Precisando de uma ajudinha para não cair no exagero na última semana de dezembro? É só continuar lendo!

Por Marcela De Mingo
Atualizado em 21 dez 2022, 13h39 - Publicado em 26 dez 2022, 08h00

As festas de fim de ano são épocas bastante agitadas para a maioria das pessoas – principalmente quando se fala em comida! De fato, esse é o momento de se preocupar menos com as dietas e mais com aproveitar os momentos com familiares e amigos saboreando as delícias típicas do período. 

Mas isso não significa que você precisa esquecer completamente da sua saúde, e é possível manter a vida relativamente saudável na semana entre o Natal e o Ano Novo. 

“O maior erro que as pessoas cometem nesse período é ingerir alimentos condimentados e com alto teor de sal e gorduras”, explica o médico-cirurgião e angiologista Dr. Thiago Rocha. “Eles desidratam o corpo e inflamam as veias.”

Some-se a isso o alto consumo de álcool e também as muitas horas em posições sentadas, sem movimentação, o que faz com os que os músculos não bombeiem a circulação, inchando as pernas e podendo levar a complicações com as veias. 

Por isso, o primeiro passo para se manter saudável na semana entre festas é prestando atenção na sua alimentação. Os alimentos muito processados e o excesso de sal podem inflamar as veias, e pessoas que já têm problemas de circulação podem perceber uma piora. “Além disso, os excessos em relação ao colesterol podem entupir as artérias e conduzir a problemas graves em relação à circulação”, complementa o médico. 

Continua após a publicidade

Isso não significa privar-se das comidas gostosas que degustamos nessa época do ano. Pelo contrário! A palavra-chave, aqui, é autocontrole. Você pode comer de tudo, desde que se atente às quantidades e tamanhos das porções. 

Fora isso, manter uma rotina de exercícios físicos – existem muitas maneiras além da academia de se manter ativa nas férias! -, em especial na parte da manhã, é uma ótima ideia. 

“Isso pode ser feito, especialmente, nos dias antes das grandes festas para poder estimular a circulação e o metabolismo”, diz o profissional. “Além disso, tente ter um controle na hora dos eventos, ingerindo muita água e sucos, e evitando bebidas industrializadas, como refrigerantes.”

Nessa hora o mindfulness também pode vir a calhar, afinal, todo mundo gosta de uma boa ceia natalina – e de atacar o que sobrou do jantar de Natal ao longo da semana! -, mas prestar atenção na qualidade desses alimentos pode fazer toda a diferença. Será que você realmente quer mais um pedaço de pavê ou está apenas entediada por causa do tempo livre? Tomar aquela cerveja a mais realmente faz sentido agora ou você está fazendo isso só porque todo mundo está bebendo também? 

Continua após a publicidade

“É preciso saber que para tudo existe um limite”, reflete o Dr. Thiago. “Pense que a sua saúde deve estar em primeiro lugar. Além disso, lance mão das dicas que dei acima, não exagere no sal e nas bebidas alcoólicas, beba bastante água e sucos, e aposte nos exercícios físicos.”

COMO SE MANTER SAUDÁVEL ENTRE O NATAL E O ANO NOVO? 

Reforçando as dicas do especialista e dando mais alguns macetes para você curtir esse período sem exagerados, listamos, abaixo, outras ideias que você pode praticar nos próximos dias. 

  • Mantenha-se hidratada: busque tomar a quantidade de água ideal para o seu peso e altura. Começar o dia com um copo, por exemplo, já ajuda o corpo a desinchar. 
  • Durma bem: por mais que ficar acordada até tarde e dormir demais na manhã seguinte seja uma regra das férias, procure manter uma rotina de sono que seja boa pra você. 
  • Aproveite o clima: o verão é uma época maravilhosa para fazer atividades ao ar livre – é só não esquecer do protetor solar! Caminhadas, pedaladas na beira da praia, passeios no parque… existem muitas opções! 
  • Não espere janeiro: quer viver de forma mais saudável? Não espere a virada do ano ou use isso como desculpa para pisar na jaca na última semana de dezembro. Quem paga a conta pelos exageros é sempre você.  
Publicidade